Programa Parental ACT: Um Piloto com Medidas Observacionais da Interação Cuidador-Criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38313.pt%20

Palavras-chave:

Treino parental, Avaliação de programa, Prevenção de violência, Interação pais-criança

Resumo

Considerando a escassez de estudos que visem a prevenção primária da violência contra crianças, o presente estudo piloto avaliou a efetividade do programa parental ACT por meio de medidas observacionais da interação pais-filhos e do autorrelato dos pais. Participaram do estudo 10 pais, divididos randomicamente em grupos experimental (GE) e controle (GC) de espera, submetidos a medidas de pré-teste/pós-teste/follow-up. As sessões de observação foram conduzidas em uma casa-laboratório com espelho unidirecional e equipamentos de filmagem. Comparando-se os grupos, o GE apresentou aumento significativo da habilidade de resolução de problemas após a intervenção. No entanto, não foram encontradas diferenças dentre as medidas observacionais avaliadas. Novos estudos são necessários a fim de verificar a efetividade do programa por meio de dados observacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altafim, E. R. P., & Linhares, M. B. M. (2019). Preventive intervention for strengthening effective parenting practices: A randomized controlled trial. Journal of Applied Developmental Psychology, 62, 160-172. https://doi.org/10.1016/j.appdev.2019.03.003

Altafim, E. R. P., McCoy, D. C., & Linhares, M. B. M. (2018). Relations between parenting practices, socioeconomic status, and child behavior in Brazil. Children and Youth Services Review, 89, 93-102. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2018.04.025

Altafim, E. R. P., Pedro, M. E. A., & Linhares, M. B. M. (2016). Effectiveness of ACT Raising safe kids parenting program in a developing country. Children and Youth Services Review, 70, 315-323. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2016.09.038

Assemany, A. E., & McIntosh, D. E. (2002). Negative treatment outcomes of behavioral parent training programs. Psychology in the Schools, 39(2), 209-19. https://doi.org/10.1002/pits.10032

Balmant, O., & Lenharo, M. (2012, setembro 14). Mães não priorizam carinho e lazer na primeira infância. Jornal do Estado de São Paulo, Caderno Vida, p. A15.

Bandura, A. (1977). Teoria da aprendizagem social Geral Imprensa Learning.

Batista, C. G. (1996). Observação do comportamento. In: L. Pasquali (Ed.),Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento (pp. 393-425). INEP.

Brunner, E., & Langer, F. (2000). Nonparametric analysis of ordered categorical data in designs with longitudinal observations and small sample sizes. Biometrical Journal, 42, 663-675.

Burkhart, K., Knox, M., & Brockmyer, J (2013). Pilot evaluation of the impact of the ACT Raising safe kids program on children’s bullying and oppositional behavior. Journal of Child and Family Studies, 22(7), 942-951. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-012-9656-3

Butchart, A., Harvey, A. P., Mian, M., Fürniss, T, & Kahane, T. (2006). Preventing child maltreatment: A guide to taking action and generating evidence WHO.

Datafolha Instituto de Pesquisas (2010). Lei da Palmada - 20 a 23/07/2010 Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005).Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e Prática Vozes.

D'Zurilla, T. J., Nezu, A. M., & Maydeu-Olivares, A. (2002).Social problem-solving inventory-revised (SPSI-R) Multi-Health Systems, Inc.

Finkelhor, D. (2011). Prevalence of child victimization, abuse, crime, and violence exposure. In White, J. W.; Koss, M. P. & Kazdin, A. E. (Eds). Violence against women and children - Mapping the terrain (pp. 9-29). American Psychological Association.

Gomide, P.I.C. (2006). Inventários de estilos parentais (IEP): Modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação Vozes.

Guttman, M., & Mowder, B. (2005). The ACT training program: The future of violence prevention aimed at young children and their caregivers. Journal of Early Childhood and Infant Psychology, 1, 25-36.

Guttman, M, Mowder, B., & Yasik, A.E. (2006). The ACT against violence training program: A preliminary investigation of knowledge gained by early childhood professionals.Professional Psychology: Research and Practice, 37(6), 717-723. http://dx.doi.org/10.1037/0735-7028.37.6.717

» http://dx.doi.org/10.1037/0735-7028.37.6.717

Howe, T. R., Knox, M., Altafim, E. R. P., Linhares, M. B. M., Nishizawa, N., Fu, T. J., Camargo, A. P. L., Ormeno, G.I. R., Marques, T., Barrios, L., & Pereira, A. I. (2017). International child abuse prevention: Insights from ACT raising safe kids. Child and Adolescent Mental Health, 22(4), 194-200. http://dx.doi.org/10.1111/camh.12238

Kaufman, J., & Zigler, E. (1993). The intergenerational transmission of abuse is overstated. In Gelles, R. J. & Loseke, D. R. (Eds.), Current Controversies on Family Violence (pp. 209-221). Sage.

Knox, M., Burkhart, K., & Cromly, A. (2013). Supporting positive parenting in community health centers: The ACT Raising safe kids program. Journal of Community Psychology, 41(4), 395-407. http://dx.doi.org/10.1002/jcop.21543

Knox, M., Burkhart, K., & Howe, T. (2011). Effects of the ACT Raising safe kids parenting program on children's externalizing problems. Interdisciplinary Journal of Applied Family Studies - Family Relations, 60(4), 491-503. http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-3729.2011.00662.x

Knox, M., Burkhart, K., & Hunter, K. (2010). ACT against violence parents raising safe kids program: Effects on maltreatment-related parenting behaviors and beliefs. Journal of Family Issues, 32(1), 55-74. http://dx.doi.org/10.1177/0192513X10370112

Krug, E. G., Dahlberg, L. L., Mercy, J. A., Zwi, A. B., & Lozano, R., eds. (2002). World Report on Violence and Health World Health Organization.

Landis, J. R., & Kock, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data Biometrics, 33(1), 159-174. http://dx.doi.org/10.2307/2529310

Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm

Lei n. 13.010, de 26 de junho de 2014 (2014). Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante, e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13010.htm

Lei n. 13.257, de 8 de março de 2016 (2016). Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941, a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012. Brasília, DF. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13257.htm

Mann, H. B., & Whitney, D. R. (1947). On a test of whether one of two random variables is stochastically larger than the other. Annals of Mathematical Statistics, 18(1), 50-60. http://dx.doi.org/10.1214/aoms/1177730491

Miguel, J. J., & Howe, T. R. (2006). Implementing and evaluating a national early violence prevention program at the local level: Lessons from ACT (Adults and Children Together) against violence. Journal of Early Childhood and Infant Psychology, 2, 17-38.

Organización Panamericana de la Salud (OPS, 2013). Prevención de la violencia: La evidencia OPS.

Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (2019). Balanço anual disque direitos humanos Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Padovani, R. C., & Williams, L. C. A. (2005). Proposta de intervenção com adolescentes em conflito com a lei: Um estudo de caso. Interação em Psicologia, 9, (1), 117-123. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v9i1.3291

Padovani, R. C., Schelini, P. W., & Williams, L. C. A. (2009). Inventário de resolução de problemas sociais-Revisado: Evidências de validade e precisão. Avaliação Psicológica, 8, (2), 267-276.

Pedro, M. E. A., Altafim, E. R. P., & Linhares, M. B. M. (2017). ACT Raising safe kids program to promote positive maternal parenting practices in different socioeconomic contexts. Psychosocial Intervention, 26, 63-72. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2016.10.003

Pinheiro, P. S. (2006). Relatório mundial sobre violência contra a criança Secretaria Geral das Nações Unidas sobre Violência contra a Criança.

Pinheiro, F. M. F., & Williams, L. C. A. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 39(138), 995-1018. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000300015

Plant, K. M., & Sanders, M. R. (2007). Reducing problem behavior during care-giving in families of preschool-aged children with developmental disabilities.Research in Developmental Disabilities,28, 362-385. http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2006.02.009

Pontes, L. B., Siqueira, A. C., & Williams, L. C. A. (2019). A systematic literature review of the ACT Raising safe kids parenting program. Journal of Child and Family Studies Advance online publication. https://doi.org/10.1007/s10826-019-01521-6

» https://doi.org/10.1007/s10826-019-01521-6

Porter, B. E., & Howe, T. R. (2008). Pilot evaluation of the ACT Parents raising safe kids violence prevention program. Journal of Child and Adolescent Trauma, 1, 1-14. https://doi.org/10.1080/19361520802279158

Rios, K., D'Affonseca, S. M., Santini, P. M., Lessa, T., Patrian, A. C. A., Miranda, T. D., & Williams, L. C. A. (2010). Uma casa-laboratório como recurso tecnológico para o ensino de habilidades parentais e prevenção de problemas de comportamento infantil. In M. R. Garcia, P. R. Abreu, E. N. P. Cillo, P. B. Faleiros, & P. Piazzon (Eds.), Sobre comportamento e cognição - terapia comportamental e cognitiva (pp. 210-222). Esetec.

Rosa, P. (2001). Análise não-paramétrica de dados ordinais com medidas repetidas [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. https://www.ime.usp.br/mae/pos/teses-dissertacoes

Sanders, M. R., Waugh, L., Tully, L., & Hynes, K. (1996). The Revised family observation schedule (3rd ed.). Parenting and Family Support Centre.

Silva, J. (2011). Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros (J. Silva, Trad. ). American Psychological Association.

Silva, J. A., & Williams, L. C. A. (2016). Um Estudo de caso com o programa parental ACT para educar crianças em ambientes seguros. Temas em Psicologia, 24(2), 743-755. https://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-19Pt

» https://dx.doi.org/10.9788/TP2016.2-19Pt

Silva, J., & Randall, A. (2005). Giving psychology away: Educating adults to ACT against early childhood violence. Journal of Early Childhood and Infant Psychology, 1, 37-44.

Thomas, V., Kafescioglu, N., & Love, D. P. (2009). Evaluation of the adults and children together (ACT) against violence training program with child care providers. Journal of Early Childhood and Infant Psychology, 5, 141-156.

Weber, L. N. D., Salvador, A. P. V., & Brandenburg, O. J. (2011). Programa de qualidade na interação familiar: Manual para aplicadores (2ª ed.). Juruá.

Wilcoxon, F. (1945). Individual comparisons by ranking methods. Biometrics Bulletin, 1(6), 80-83. http://dx.doi.org/10.2307/3001968

Williams, L.C.A., Maldonado, D.P.A., & Araújo, E.A.C. (2008). Educação positiva dos seus filhos: Projeto parceria - Módulo 2 Universidade Federal de São Carlos.

Williams, L.C.A., Maldonado, D.P.A., & Padovani, R.D. (2008). Uma vida livre da violência: Projeto parceria - Módulo 1 Universidade Federal de São Carlos.

Williams, L. C. A., Padovani, R. C., & Brino, R. F. (2009). O empoderamento da família para enfrentar a violência doméstica EDUFSCar/OPAS.

World Health Organization (WHO, 1999). Report of the consultation on child abuse prevention, 29-31 March 1999 WHO.

World Health Organization (WHO, 2007). Third milestones of a global campaign for violence prevention report 2007: Scaling up WHO Press.

World Health Organization (WHO, 2015). Implementing child maltreatment prevention programmes: What the experts say?WHO/Europe.

Wolfe, D. A. (2010). Risk factors for child abuse perpetration. In J. W. White; M. P Koss. & A. E. Kazdin (Eds.), Violence against women and children - Mapping the terrain (pp. 31-53). American Psychological Association

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Pontes, L. B., & Brino, R. de F. (2022). Programa Parental ACT: Um Piloto com Medidas Observacionais da Interação Cuidador-Criança. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38313.pt

Edição

Seção

Estudos Empíricos