Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica

Autores/as

  • Maurício da Silva Neubern Instituto de Psicologia, UnB

Palabras clave:

Iconicidade, Comunicação hipnótica, Complexidade, Semiótica, Transe

Resumen

O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.

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Biografía del autor/a

Maurício da Silva Neubern, Instituto de Psicologia, UnB

Dr em Psicologia, Prof Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL), Instituto de Psicologia (IP), Universidade de Brasília (UnB). Psicoterapeuta.

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Publicado

2017-05-23

Cómo citar

Neubern, M. da S. (2017). Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19457

Número

Sección

Artigos Teóricos