Avaliação Cognitiva Infantil nos periódicos científicos brasileiros

Autores/as

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Taiane de Souza Benfica
  • Neméia Aiêxa Cardim

Palabras clave:

Avaliação Psicológica, Avaliação psicológica, Cognição, Produção cientifica

Resumen

O presente estudo investigou a produção científica voltada à avaliação cognitiva infantil entre 2002 e 2012. Foram analisados 67 artigos de 25 periódicos científicos. Os resultados evidenciaram que os anos mais profícuos foram 2007 e 2008. Pesquisas provindas da região Sudeste, desenvolvidas por mulheres, em coautoria e relatos de pesquisa foram os trabalhos mais frequentes, assim como os estudos com objetivo de diagnóstico-intervenção. Verificou-se, ainda, que a avaliação cognitiva infantil foi predominantemente realizada no contexto escolar e que Desenho da Figura Humana ”“ DFH; Matrizes Progressivas de Raven e WISC ”“ III foram os instrumentos mais utilizados. Dada à relevância da avaliação cognitiva infantil, ressalta-se a necessidade de outras investigações, principalmente no que diz respeito à qualidade dos instrumentos empregados.

 

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Publicado

2015-09-03

Cómo citar

Suehiro, A. C. B., Benfica, T. de S., & Cardim, N. A. (2015). Avaliação Cognitiva Infantil nos periódicos científicos brasileiros. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18135

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