Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
Palabras clave:
Psicologia do Desenvolvimento, Criança com necessidades especiais, Rotinas familiares, AdoçãoResumen
Objetivou-se descrever as rotinas de três famílias que adotaram crianças com necessidades especiais que tinham conhecimento prévio desta condição infantil. Utilizou-se o método de Estudo de Casos Múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de Roteiro de Entrevista Semiestruturada (RES), do Inventário de Rotina (IR) e do Diário de Campo (DC). Quanto à s semelhanças entre os grupos familiares, identificou-se que são comuns as atividades de alimentação/higiene, descanso e lazer, envolvendo a participação dos pais, irmãs e babás, geralmente nos ambientes domésticos da família. Observou-se diferenças importantes nos padrões de atividades, companhias e ambientes onde as rotinas ocorriam. Conclui-se que as variações nas rotinas familiares ocorrem em função das particularidades das crianças, da estrutura e do nível socioeconômico familiar.
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