Uso da Escala de Avaliação do Desenvolvimento Infantil Bayley III em Crianças Brasileiras: Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38320.pt%20

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Avaliação, Revisão sistemática, Escala Bayley-III

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática de pesquisas com a Escala Bayley-III em crianças brasileiras. Foram seguidas as recomendações PRISMA, com buscas nas bases MEDLINE, LILACS, SCIELO, Scopus, PUBMED e Web of Science. A revisão incluiu artigos publicados nos idiomas português e inglês entre 2006 e 2018. Foram encontrados 856 estudos e, após análise do título e resumo, selecionaram-se 24. Os estudos avaliaram o desenvolvimento de crianças prematuras, típicas, frequentadoras de creche, e atípicas,sendo a maioria residente na região Sudeste e com até 12 meses de idade. A literatura apontou a prevalência de fatores de risco e altos percentuais de suspeitas e atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor entre as crianças brasileiras avaliadas.

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Biografia do Autor

Edson Júnior Silva da Cruz, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutor e mestre em psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA e é membro do GT: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ”“ ANPEPP.

Endereço para correspondência: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Av. Augusto Corrêa. 01. Campus Universitário do Guamá. CEP: 66075900 - Belém, PA ”“ Brasil.

E-mail: edsoncruzufpa@gmail.com

Samyra Said de Lima, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Saúde da Mulher e da Criança. Atualmente atua como Fisioterapeuta no Instituto da Mulher Dona Lindu, e no Hospital Santa Júlia, Manaus/AM, nos setores de UTI Neonatal e Pediátrica e UCI Neonatal.

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E-mail: samyrasdl@gmail.com

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Lilia Ieda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Bolsista de Produtividade CNPq, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Está credenciada como professora orientadora ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. É Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Bolsista de Produtividade CNPq. Professor Associado III da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Doutor e Mestre em Ciências pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília. Docente do Programa Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no Grupo de Trabalho: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde.

Endereço para correspondência: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Av. Augusto Corrêa. 01. Campus Universitário do Guamá. CEP: 66075900 - Belém, PA ”“ Brasil.

E-mail: pedrosoufpa@gmail.com

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Cruz, E. J. S. da, Lima, S. S. de, Cavalcante, L. I. C., & Pedroso, J. da S. (2022). Uso da Escala de Avaliação do Desenvolvimento Infantil Bayley III em Crianças Brasileiras: Revisão Sistemática. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38320.pt

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