Representação social da indisciplina escolar

Autores/as

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Edvanderson Ramalho dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Educação - Psicologia da Educação, Disciplina na sala de aula, Interação professor-aluno, Formação de professores, Escolas, Internet, Representação social

Resumen

O artigo analisa comentários de professores (n=414), em duas redes sociais, sobre a temática da indisciplina escolar. A abordagem é plurimetodológica, com caráter exploratório-descritivo e procedente análise de conteúdo. Para análise textual dos comentários, utilizou-se o software Alceste, que repartiu o corpus em três classes: classe 1, problemas disciplinares encontrados no cotidiano docente, em sala de aula; classe 2, causas extraescolares para indisciplina; classe 3, ações coercitivas para reprimir a indisciplina. Pelos comentários, conclui-se que há uma representação social dominante pautada em atitudes defensivas, compreensão heterônoma e explicação exógena ao ambiente escolar e pedagógico, e outra minoritária, de natureza relacional, que leva em consideração a interação dos fatores que a produzem.

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Publicado

2016-05-24

Cómo citar

Ferreira, A. C., Santos, E. R. dos, & Rosso, A. J. (2016). Representação social da indisciplina escolar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18043