Grupo Pequeno sob Tutoria Estudantil na Aprendizagem Baseada em Problemas:
Fatores e Desfechos
Palabras clave:
Grupo pequeno, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino por colegas, Fatores motivacionais, Estudantes de medicinaResumen
A questão da adequação do trabalho em grupo pequeno sob supervisão estudantil, na aprendizagem baseada em
problemas, foi estudada em um programa de ensino. Os sujeitos foram 236 alunos do pré-clínico médico. Indicadores de
processos de aprendizagem foram examinados em suas interrelações, suas relações com fatores motivacionais e seus efeitos em escores de exame de resolução de problemas. Os resultados mostram que o escore do exame de resolução de problemas estava significantemente associado tanto à utilidade do debate em grupo quanto à motivação inicial para aprender, enquanto o escore de desenvolvimento de habilidades estava principalmente associado ao índice de 'coesão produtiva' no grupo e à utilidade do módulo de estudo. Os efeitos de fatores motivacionais nos processos do grupo pareceram inexpressivos. Os achados sugerem que o trabalho em grupo sob tutoria estudantil contribui para o rendimento cognitivo dos participantes, um efeito influenciado pela motivação e pelo preparo dos estudantes
Descargas
Citas
Boud & G. Feletti (Orgs.), The challenge of problem based
learning (pp. 295-307). London: Kogan Page.
Coles, C. & Holm, H.A. (1993). Learning in medicine: Towards a
theoryof medicai education. EmC. Coles & H.A. Holm (Orgs.),
Learning in medicine (pp. 189-209). Oslo: Scandinavian University
Press.
Hulley S.B. & Cummings, S.R. (1988). Designing clinicai research.
Baltimore: Williams & Wilkins.
Kirkwood, B.R. (1988). Essentials of medicai statistics. Oxford:
Blackwell Scientific.
Kolb, D.A. (1984). Experiential learning. Englewoods Cliffs, N.J.:
Prentice-Hall.
Levine, J.M. & Moreland, R.L. (1990). Progress in small group
research. Annual Review of Psychology, 41, 585-634.
Norman, G.R. & Schmidt, H.G. (1992). The psychological basis of
problem-based learning. Academic Medicine, 67, 557-565.
Schmidt, H.G., De Grave, W.S., De Volder, M.L., Moust, J.H.C. &
Patel, V.L. (1989). Explanatory models in the processing of
science text: The role of prior knowledge activation trough
small-group discussion. Journal of Educational Psychology,
81,610-619.
Snow, R.E. & Swanson, M.S. (1992). Instructional psychology:
Aptitude, adaptation, and assessment. Annual Review of Psychology,
43, 583-626.
Sobral, D.T. (1986). Descrição e avaliação de uma modalidade de
ensino-aprendizagem em grupo pequeno. Revista Brasileira de
Educação Médica, 10, 77-81. ”¢
Sobral, D.T. (1989). Learning the educator role: A course for
medicai students. Medicai Education, 23, 70-76.
Sobral, D.T. (1992). Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb:
características e relação com resultados de avaliação do ensino
pré-clínico. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 8, 293-303.
Sobral, D.T. (1993). Motivação para aprender e resultados da
aprendizagem baseada em problemas. Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 9, 555-562.
Sobral, D.T. (1994). Aprendizagem baseada em problemas: efeitos
no aprendizado. Revista Brasileira de Educação Médica, 18,
61-64.
Walton, H.J. & Matthews, M.B. (1989). Essentials of problembased
learning. Medicai Education, 23, 539-558.