Agressão em Crianças:

Influência de Sexo e de Variáveis Situacionais

Autores/as

  • Celina Maria Colino Magalhães
  • Emma Otta

Palabras clave:

Comportamento agressivo, Crianças pré-escolares, Diferenças sexuais

Resumen

O objetivo da pesquisa foi investigar o comportamento agressivo de pré-escolares, em função de sexo e da situação em que esse tipo de comportamento foi observado: sala de aula, pátio e parque. Foram feitas 120 sessões de observação em uma creche pública, situada na zona oeste de São Paulo, que atendia a uma população de nível sócio-econômico baixo. Os sujeitos foram 20 crianças, 10 de cada sexo, com idade entre 5 e 6 anos. Cada sessão de observação focai durava 15 minutos, sendo feitas para cada criança: (a) uma sessão em sala, (b) quatro sessões no pátio da creche e (c) uma sessão fora da creche, durante visitas a um parque próximo. A freqüência de incidentes agressivos foi significativamente maior para os meninos que para as meninas. A diferença entre os sexos manifestou-se não apenas na freqüência dos incidentes, como também na qualidade destes. Agressões verbais foram raras, aparecendo apenas em incidentes com meninas. A incidência de agressão foi significativamente maior em pátio que no ambiente externo, não tendo sido encontradas diferenças sexuais na situação de pátio.

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Publicado

2012-09-20

Cómo citar

Magalhães, C. M. C., & Otta, E. (2012). Agressão em Crianças:: Influência de Sexo e de Variáveis Situacionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17207

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