Influência do tipo de vestimenta na formação de primeiras impressões e na reação à proximidade de um estranho

Autores

  • Alexandre dos Santos Universidade de São Paulo
  • Luiz Henrique de Paula Conceição Universidade de São Paulo
  • Suzana da Silva Rosa Universidade de São Paulo
  • Caioá Geraiges de Lemos Universidade de São Paulo
  • Sandro Aparecido Mazzio Universidade de São Paulo
  • Amélia Cristina Neves de Abreu Universidade de São Paulo
  • Emma Otta Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação não-verbal, Primeiras impressões, Percepção de pessoa

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de testar a influência do tipo de vestimenta na formação de primeiras impressões e na reação a um estranho, num estudo de campo. No estudo 1, 120 estudantes universitários (60 homens e 60 mulheres) avaliaram uma fotografia de um modelo do sexo masculino ou do sexo feminino, bem vestido ou mal vestido. Os resultados obtidos mostraram que o modelo foi percebido de forma mais favorável quando estava bem vestido. O tipo de vestimenta foi uma variável importante, especialmente quando o sujeito era homem e o modelo era mulher. No estudo 2, 160 pessoas (80 homens e 80 mulheres), transeuntes de uma movimentada avenida, foram solicitadas a dar uma informação sobre a localização de um parque próximo, por um confederado de sexo masculino ou feminino, bem vestido ou mal vestido. A mulher recebeu informações mais longas e maior número de sorrisos que o homem, independentemente do sexo dos sujeitos. O tipo de vestimenta não afetou o comportamento dos sujeitos no estudo de campo.

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Referências

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

dos Santos, A., Conceição, L. H. de P., Rosa, S. da S., de Lemos, C. G., Mazzio, S. A., de Abreu, A. C. N., & Otta, E. (2012). Influência do tipo de vestimenta na formação de primeiras impressões e na reação à proximidade de um estranho. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(1), 79–88. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17125

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