Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb:

Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico

Autores/as

  • Dejano T. Sobral Universidade de Brasília

Palabras clave:

Inventário de estilo de aprendizagem, Validade interna e externa, Estilo e aprendizado pré-clínico

Resumen

O artigo examina as características psicométricas do Inventário de Estilo de Aprendizagem (EA) de Kolb e as relações de suas escalas com medidas de resultados de avaliação do aprendizado em programa interdisciplinar. Os sujeitos foram 474 alunos do pré-clínico médico. Os resultados da análise de intercorrelações, consistência interna e estrutura de fatores dos escores do IEA foram consistentes com a definição de duas dimensões nas diferenças de orientação de aprendizagem: as escalas Abstrato-Concreto e Ativo-Reflexivo. Os respectivos escores apresentaram correlações distinguíveis e significantes, mas fracas, com medidas de desempenho cognitivo e da significação do aprendizado. Houve, também, diferenças significantes na distribuição dos escores entre os sujeitos, com predomínio de orientação abstraía no total e excesso relativo de orientação concreta entre mulheres. Os achados sugerem que o IEA tem valor limitado na explanação da variação da aprendizagem em contexto real, mas é útil na indução de reflexão sobre esse processo.

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Publicado

2012-08-29

Cómo citar

Sobral, D. T. (2012). Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb:: Características e relação com resultados de avaliação no ensino pré-clínico. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(3), 293–303. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17141