A utilização do objeto nas interações pró-sociais apresentadas por crianças da pré-escola

Autores/as

  • Almir del Prette Universidade de São Paulo
  • Angela Maria Uchoa Branco Universidade de São Paulo
  • Maria Stella de A. Gil Ceneviva Universidade de São Paulo
  • Nancy V. F. Almeida Universidade de São Paulo
  • Cesar Ades Universidade de São Paulo

Resumen

A utilização do objeto como mediador nas interações prósociaisentre crianças pré-escolares exige a realização de pesquisasnaturalísticas capazes de revelar os diferentes padrões interativos esugerir possíveis relações entre tipo de objeto e categorias comportamentais.Os dados obtidos no presente estudo permitiram a elaboraçãode um sistema de categorias, sendo analisadas as relações existentesentre estas e variáveis como sexo, atividade e natureza do objeto envolvidono episódio. Além da ampliação do rol de categorias consideradascomo pró-sociais, verificou-se maior tendência à transferência deobjetos do que a seu uso partilhado pelas crianças, assim como padrõescomportamentais semelhantes para meninos e meninas, ambosapresentando preferência por companheiros do mesmo sexo. Tambémfoi observado que certos objetos e atividades estão diretamente relacionadoscom diferentes categorias de interação pró-social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALCOCK, J. (1979). The ecology of feeding behavior. Animal Behavior. Evolutionary
Approach Sunderland, Mass., Sinaver Associats.
ALTMAN, J. (1 974). Observational study of behavior: Sampling methods. Behavior,
49, 227-265.
ARGYLE, M. (1 972). Non-verbal communication in human social interaction. Em R.
Hinde (Ed.), Non-verbal communication. Nova Iorque: Cambridge University
Press.
BAR-TAL, D. (1976). Prosocial behavior: Theory and research. Washington:
Hemisphere Publishing Corporation.
BAR-TAL, D., & RAVIV, A. (1982). A cognitive-learning model of helping behavior
development: Possible implications and applications. Em N. Eisenberg (Ed.),
The Development of Prosocial Behavior. Londres: Academic Press.
BEACH, F. A. (1 955). The descent of instinct. Psychology cal Review, 62, 401 -41 0.
BRANCO, A. M. U. A. (1978). Estudo etológico do episódio pró-social. Dissertação
de mestrado. Universidade de Brasília. Brasília.
BRINDLEY, C, CLARKE, P., HUTT, С, ROBINSON, I., & WETHLI, E. (1973). Sex
difference in the activities and social interactions of nursery school children.
Em R. P. Michael, & J. H. Crook (Eds.), Comparative ecology and behavior of
primates. Londres: Academic Press.
BRYANT, B. K., & CROCKENBERG, S. B. (1980). Correlates and dimensions of
prosocial behavior: A study of female siblings with their mothers. Child
Development, 51, 529-544.
DURAN, A. P. (1975) Comportamentos sociais como objetivo educacional
Dissertação, de mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
EISENBERG, N. (1982). Introduction. Em N. Eisenberg (Ed,), The development o
prosocial behavior. Londres: Academic Press.
EISENBERG, N., CAMERON, E.. TRYON, K., & DODEZ, R., (1981). Socialization o
prosocial behavior in the preschool classroom. Developmental Psychology,
77(6), 773-782.
FRIEDRICH, L. K., & STEIN, A. H. (1975). Prosocial television and young children
The effect of verbal labeling and role playing on learning and behavior. Chile
Development, 46,21-38.
HINDE, R. A. (1974). Biological bases of human social behavior. Nova Iorque
McGraw-Hill. ,
HUTT, С (1975). Males and females. Harmondsworth: Pengin Books.
KREBS, D. (1983). Commentary and critique: Sociobiological approaches tc
prosocial development. Em D. L. Bridgeman (Ed.), The nature of prosociai
development. Londres: Academic Press.
PIAGET, J. (1977). Julgamento moral na criança. São Paulo: Ed. Mestre Jou.
PIAGET, J, & INHELDER, B. (1974). Psychologye de /'enfant. Paris: P.U.F.
RACINE, L. (1980). Echange et circulation d'objets dans des groupes d'enfants en
activité libre. Information sur les sciences sociales, 75(3), 543-580.
RADKE-YARROW, M., ZAHN-WAXLER, С & CHAPMAN, M. (1983). Children's
prosocial dispositions and behavior. Em P. H. Mussen (Ed.), Handbook of
Child Psychology, vol. IV: Socialization, Personality and Social Development.
Nova Iorque: Wiley.
RUSHTON, J. P. (1982) Social learning theory and the development of prosocial
behavior. Em N. Eisenberg (Ed.), The development of prosocial behavior.
Londres: Academic Press.
SEVERELY, L G., & DAVIS, К. Е. (1971). Helping behavior among normal and
retarded children. Child Development, 42, 1017-1031.
SKINNER, B. F. (1 957). The experimental analysis of behavior.American Scientific,
45,343-371.
STAUB, E., (1978). Positive social behavior and morality. Nova Iorque: Academic
Press.
STRAYER, F. F., WAREING, S., & RUSHTON, J. P. (1979). Social constraints on
naturally ocorring preschool altruism. Ethology and Sociobiology, 1, 3-11.
TRIVERS, R. L. (1971). The evolution of reciprocal altruism. Quarterly Review of
Biology, 46, 35-37.
WILSON, E. 0. (1975). Sociobiology: The new synthesis. Cambridge, Mass:
Belknap.
WISPÉ, L G. (1972). Positive forms of social behavior: An overview. Journal of
Social Issues, 28, 1 -19.
YARROW, M. R., & WAXLER, С Z. (1976). Dimensions and correlates of prosocial
behavior in young children. Child Development, 41, 118-125.
ZAHN-WAXLER, C, RADKE-YARROW, M., & KING, R. (1979). Child rearing and
children's prosocial initiations toward victims of distress. Child Development,
50, 319-330.

Publicado

2012-07-05

Cómo citar

del Prette, A., Uchoa Branco, A. M., Ceneviva, M. S. de A. G., Almeida, N. V. F., & Ades, C. (2012). A utilização do objeto nas interações pró-sociais apresentadas por crianças da pré-escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(3), 245–264. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17004

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2