Atribuição De Causalidade Ao Sucesso E Fracasso E Reações Emocionais: Pesquisas Brasileiras Com Os Modelos De Bernard Weiner
Resumen
RESUMO - Os estudos de Bernard Weiner e seus colaboradores tem demonstrado que os indivíduos tendem a explicar os resultados de seus comportamentos com realização positiva ou negativa, valendo-se de causas que envolvem, entre outras, três dimensões topográficas já identificadas: internalidade x externalidade da causa, estabilidade x instabilidade e controlabilidade x incontrolabilidade. Ao mesmo tempo demonstraram que essas pessoas, para cada causa específica explicativa de uma tarefa de realização, tendem a experimentar reações emocionais específicas que, por sua vez, influenciam significativamente a percepção de expectativas de comportamentos e resultados futuros. Apenas por estas indicações - pequeno resumo de tantos achados - pode-se avaliar a importância da realização de estudos com este modelo, particularmente com sua capacidade de explicar eventos e comportamentos em situação social. A partir de 1978, significativo número de estudos foi conduzido no meio brasileiro, com milhares de sujeitos, envolvendo as relações entre atribuições de causalidade a situações de realização, as reações emocionais experimentadas nestas situações, as expectativas futuras e a percepção das dimensões de causalidade formuladas por Weiner e colaboradores. Réplicas e extensões dos estudos realizados originalmente permitiram a verificação, em outra cultura, dos achados iniciais, o teste de novas hipóteses, bem como melhor compreensão dos aspectos cognitivos, motivacionais e emocionais do homem brasileiro.
Descargas
Citas
Academic Press.
BARROSO, С, MELLO, G. de, & FARIA, A. L (1 978). Influência de características do
aluno na avaliação de seu desempenho. Cadernos de Pesquisa, 26, 61-80.
BETANCOURT, H., & WEINER, B. (1982). Attributions for achievement related
events, expectancy and sentiments: a study of success and failure in Chile
and in the United States. Journal of Cross Cultural Psychology, 1 3, 362-374.
DEAUX, K. (1 976). Sex: a perspective on the attribution process. Em J.H. HARVEY,
W. Y. ICKES, & R. F. KIDD (Eds.), New directions in attribution research, Vol. 1.
Nova Iorque: Lawrence Erlbaum.
DEAUX, K., & EMSWILLER, T. (1974). Explanations of successful performance on
sex-linked tasks. What is skill for the male is luck for the female. Journal of
Personality and Social Psychology, 29, 80-85.
DELA COLETA, J. A. (1982). Atribuição de causalidade: teoria e pesquisa. Rio de
Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.
DELA COLETA, J. A., & GODOY, S. A. (1 983). Atribuição de causalidade, reações
emocionais e a realização de uma tarefa. Trabalho apresentado na XIII
Reunião Anual da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto.
DELA COLETA, J. A., & GODOY, S. A. (1984). Reações emocionais ao sucesso e
fracasso como função das dimensões de causalidade. Trabalho apresentado
no IV Encontro Nacional de Psicólogos e Profissionais de Ciências Sociais,
Rio de Janeiro.
DELA COLETA, J. A., & GODOY, S. A. (1 985). Atribuição de causalidade, ao sucesso
e fracasso escolar e alocação de recompensas e punições: estudo considerando
as três dimensões propostas por Weiner. (Relatório técnico). Uberlândia:
Universidade Federal de Uberlândia.
DELA COLETA, J. A., & LEMOS, M. F. (1 985). A explicação psicológica do sucesso
e fracasso na vida e na escola. (Relatório técnico). Uberlândia: Universidade
Federal de Uberlândia.
DIAS, O B. S., & MALUF, R. (1984). Que valor o professor atribui à capacidade e
resultado obtido pelos alunos em contexto de realização escolar? São Paulo:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
HARVEY, J. H., ICKES, W. J., & KIDD, R. F. (1 976). A conversation with Fritz Heider.
Em J. H. Harvey, W. J. Ickes, & R. F. Kidd (Eds.), New directions in attribution
reserarch, Vol. 1. Nova Iorque: Lawrence Erlbaum.
HASTORF, A. H., SCHNEIDER, D. J., & POLEFKA, J. (1 973). Percepção de pessoa.
São Paulo: Ed. Edgard Blucher.
HEIDER, F. (1944). Social perception and phenomenal causality. Psychological
Review, 51, 358-374.
HEIDER, F. (1958). The Psychology of interpersonal relations. Nova Iorque: John
Wiley.
RODRIGUES, A. (1980). Atribuição de causalidade e avalição de resultados
escolares: uma comparação transcultural. Arquivos Brasileiros de Psicologia,
32, 141-147 (a).
RODRIGUES, A. (1980). Causal ascription and the evaluation of achievement
related outcomes: a cross-cultural study. International Journal of Intercultural
Relations, 4, 379-389 (b).
RODRIGUES, A. (1982). Réplica: um tipo de pesquisa negligenciada em Psicologia
Social. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34, 3-20.
RODRIGUES, A. (1984). Atribuição de causalidade: estudos brasileiros. Arquivos
Brasileiros de Psicologia, 36, 5-20 (a).
RODRIGUES, A. (1984). Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso como
fator mediador da reação emocional e de expectativa de comportamento.
Arquivos Brasileiros de Psicologia, 36, 1 2-25 (b).
RODRIGUES, A., a MARQUES, J. С (1 981). Atribuição de causalidade e avaliação
do rendimento - como o professor valoriza aptidão e esforço. Educação e
Realidade, 6, 7-28.
ROSENBAUM, R. M. (1972). A dimensional analysis of the perceived causes of
success and failure. Tese de doutorado. University of Califórnia, Los Angeles.
TRIANDIS, H. (1972). The analysis of subjective culture. Nova Iorque: Willey
Interscience.
WEINER, Ð’., & KUKLA, A. A. (1 970). An attributional analysis of achievement motivation.
Journal of Personality and Social Psychology, 1 5, 1 -20.
WEINER, Ð’., FRIEZE, I., REED, L, REST, S., & ROSEMBAUM, R. M. (1972).
Perceiving the causes of success and failure. Em E. E.JONES, D. E. KANOUSE,
H. H. KELLEY, R. E. NISBETT, J. VALINS, & B. WEINER (Eds.), Atribution:
perceiving the causes of behavior. Nova Jersey: General Learning.
WEINER, B. (1972). Theories of motivation: from mechanism to cognition.
Chicago: Rand McNally.
WEINER, B. (1974). Achievement motivation and attribution theory. Nova Iorque:
General Learning Press.
WEINER, Ð’., RUSSEL, D. & LERMAN, D. (1978). Affective consequences of causal
ascription. Em J. H. HARVEY, W.J. ICKES, & R. F. KIDD (Eds.) New directions in
attribution research, Vol. 2. Nova Iorque: Lawrence Erlbaum.
WEINER, B. (1 979). Theory of motivation for some classroom experiences. Journal
of Education Psychology, 71, 3-25.
WEINER, Ð’., RUSSEL, D., & LERMAN, D. (1979). The cognition-emotion process in
achievement- related contexts. Journal of Pesonality and Social Psychology,
37, 211-220.
WEINER, B. (1980). The role of affect in rational (attributional) approaches to human
motivation. Educational Researcher, 9, 4-11.
YARKIN, K. L, TOWN, Y. P., & WALLSTON, B. S. (1 982). Blacks and women must
try harder: stimulus person's race and sex attributions of causality. Personality
and Social Psychology Bulletin, 8, 21-24.