Competência Percebida e Atribuição de Causalidade em Jogadores Juniores de Futebol

Autores

  • Lucas Guimarães Cardoso de Sá Universidade Federal de Uberlândia
  • Marilia Ferreira Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia
  • José Augusto Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Causalidade, Competência, Motivação, Futebol

Resumo

O modelo motivacional da atribuição de causalidade prevê que sentimentos e expectativas gerados pelo tipo de causa utilizada pelo indivíduo, para explicar o que acontece com ele mesmo, podem influenciar sua motivação. Assim, pretendeu-se investigar as causas atribuídas por 111 jogadores juniores de futebol ao próprio nível de competência e sua influência nos sentimentos, expectativas e disposição para agir. Os resultados indicaram que aqueles que avaliaram ter alto nível de competência utilizaram causas mais internas, mais estáveis e igualmente controláveis, em comparação àqueles que avaliaram ter um nível menor de competência. Isso pode explicar a ausência de diferenças significativas nas emoções negativas, expectativas e disposições para a ação dos atletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bardin, L. (1970). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Dela Coleta, J. A., & Godoy, S. A. (1986). Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso e reações emocionais: pesquisas brasileiras com os modelos de Bernard Weiner. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2(2), 145-156.
Heider, F. (1958). The psychology of interpersonal relations. New York: John Wiley.
Le Foll, D., Rascle, O., & Higgins, N. C. (2006). Persistence in a putting task during perceived failure: influence of state-attributions and attributional style. Applied Psychology: An International Review, 55(4), 586-605.
Le Foll, D., Rascle, O., & Higgins, N. C. (2008). Attributional feedback-induced changes in functional and dysfunctional attributions, expectations of success, hopefulness, and short-term persistence in a novel sport. Psychology of Sport and Exercise, 9, 77-101.
McAuley, E., Russell, D., & Gross, J. B. (1983). Affective consequences of winning and losing: an attributional analysis. Journal of Sport Psychology, 5, 278-287.
Orbach, I., Singer, R. N., & Murphey, M. (1997). Changing attributions with an attributional training technique related to basketball dribbling. The Sport Psychologist, 11, 294-304.
Rascle, O., Le Foll, D., & Higgins, N. C. (2008). Attributional retraining alters novice golfers’ free practice behavior. Journal of Applied Sport Psychology, 20(2), 157-164.
Rees, T., Ingledew, D. K., & Hardy, L. (2005). Attribution in sport psychology: Seeking congruence between theory, research and practice. Psychology of Sport and Exercise, 6, 189-204.
Rodrigues, A. (2007). Psicologia social para iniciantes. Petropolis: Vozes.
Rudisill, M. E. (1989). Influence of perceived competence and causal dimension orientation on expectations, persistence, and performance during perceived failure. Research Quarterly, 60(2), 166-175.
Santamaria, V. L., & Furst, D. M. (1994). Distance runner’s causal attributtions for most successful and least successful races. Journal of Sport Behavior, 17(1), 43-49.
Sousa, P. M., Rosado, A. B., & Cabrita, T. M. (2008). Análise das atribuições causais do sucesso e do insucesso na competição, em função do nível competitivo dos futebolistas portugueses. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 203-211.
Weiner, B. (1979). A theory of motivation for some classroom experiences. Journal of Education Psychology, 71, 3-25.
Weiner, B. (1985). Attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, 92, 548-573.
Weiner, B. (2000). Intrapersonal and interpersonal theories of motivation from an attributional perspective, Educational Psychology Review, 12, 1-14.
Weiner, B., Frieze, I., Kukla, A., Reed, L., Rest, S., & Rosenbaum, R. M. (1972). Perceiving the causes of success and failure. Em Jones, D. E. Kanouse, H. H. Kelley, R. E. Nisbett, J. Valins & B. Weiner (Eds.), Attribution: Perceiving the causes of behavior (95-120). Morristown: General Learning.
Weiner, B., Russell, D., & Lerman, D. (1978). Affective consequences of causal ascription. Em J. H. Harvey, W. J. Ickes & R. F. Kidd (Eds.), New directions in attribution research, (Vol.2, pp.59-90), New York: Lawrence Erlbaum.
Weiss, M. R., McAuley, E., Ebbeck, V., & Wiese, D. M. (1990). Self-esteem and causal attributions for children’s physical and social competence in sport. Journal of Sport and Exercise Psychology, 12, 21-36.

Downloads

Publicado

2011-03-29

Como Citar

Cardoso de Sá, L. G., Ferreira Dela Coleta, M., & Dela Coleta, J. A. (2011). Competência Percebida e Atribuição de Causalidade em Jogadores Juniores de Futebol. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(1), 65–72. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18265

Edição

Seção

Estudos Empíricos