Explorações Sobre O Desenvolvimento Da Competência Em Ortografia Em Português

Autores/as

  • Terezinha Nunes Carraher Universidade Federal da Pernambuco

Resumen

RESUMO- Os erros de ortografia cometidos por crianças brasileiras de primeira à quarta série foram analisados de acordo com hipóteses relativas à evolução da competência da criança durante a aprendizagem da escrita. Foram utilizadas para esta análise amostras de escrita obtidas a partir de ditado e redações. Aproximadamente 90% dos erros observados puderam ser classificados em apenas oito categorias de erro, o que indica que a maioria dos erros ortográficos não é aleatória. A utilidade do modelo de competência em escrita usado nesta análise revela-se tanto em sua potência explicativa como nas implicações educacionais por ele sugeridas.

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Publicado

2012-05-15

Cómo citar

Nunes Carraher, T. (2012). Explorações Sobre O Desenvolvimento Da Competência Em Ortografia Em Português. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 1(3), 269–285. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16983