Parental Perceptions of Infant Temperament and its Relation to Family Sociodemographic Variables

Authors

  • Beatriz Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Dill Azeredo Bolze Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Temperament, Child development, Parent-child relations, Family relations.

Abstract

The aim of this study was to analyze parental perceptions of the temperament of children aged between
four and six years and its relation to sociodemographic variables. Participants were 104 two-parent families, totaling 208 respondents. The instruments were a Sociodemographic Questionnaire and the Children’s Behavior Questionnaire (CBQ), which assesses infant temperament. The results indicated negative affect as the factor of temperament most strongly related to different sociodemographic variables. Thus, results suggest that the higher the number of children and family members, and the lower the income and level of education of the parents, the stronger are indications of children’s reactions of discomfort, sadness, fear, anger, and low soothability.

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Author Biographies

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da UFRGS. Atua como docente no curso de graduação em Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e como psicóloga clínica em consultório particular. Possui experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Família, Psicologia da Saúde e Psicologia Jurídica. Interessa-se principalmente por temas atinentes a Relações Familiares e Desenvolvimento Infantil.

Simone Dill Azeredo Bolze, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e mestrado na área de Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico (UFSC - 2011). Tem experiência como coordenadora de curso de extensão da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e psicóloga da Sociedade Civil Hospital Sarmento Leite (RS). Especialista em Psicologia Clínica (Familiare Instituto Sistêmico - 2013). Terapeuta Relacional Sistêmica. Cursa doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido contemplada com bolsa Capes. Realizou Doutorado Sanduíche no Département de Psychologie da Université du Québec à Montréal, no Canadá (2014).

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Faço parte do quadro docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças. Trabalho na linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. Eu e meus alunos investigamos também aspectos da interação criança-criança com ênfase na brincadeira.

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale - APRTF, França. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal - UQÀM (2007-2008). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2008). Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM). Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Docente do Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde HU - UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC de 2011.02 à 2013.01.Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia da Família.  

Published

2019-02-20

How to Cite

Schmidt, B., Bolze, S. D. A., Vieira, M. L., & Crepaldi, M. A. (2019). Parental Perceptions of Infant Temperament and its Relation to Family Sociodemographic Variables. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23088

Issue

Section

Estudos Empíricos

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