Adaptação Transcultural e Validação do Questionário de Engajamento Paterno

Autores

  • Carina Nunes Bossardi Universidade do Vale do Itajaí
  • Carolina Duarte de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lauren Beltrão Gomes Fundação Universidade de Blumenau (FURB)
  • Simone Dill Azeredo Bolze Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Beatriz Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daniel Paquette Universidade de Montréal (UdeM)
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar resultados da validação de conteúdo e de construto do Questionário de Engajamento Paterno (QEP). Propõe-se descrever o processo de adaptação transcultural e os resultados da avaliação das propriedades psicométricas do instrumento. A amostra foi composta por 300 participantes (150 mães e 150 pais), que formavam famílias biparentais. Nas análises psicométricas, foram seguidos procedimentos envolvendo backtranslation, análise fatorial e análise da confiabilidade do instrumento. Apresenta-se a versão brasileira do QEP, contendo o total de 36 itens, divididos em cinco dimensões. Houve exclusão de 20 itens, conforme critérios estatísticos e teóricos. Os resultados demonstraram a validade e a precisão da escala. Considerações sobre limitações do estudo e indicações de uso para pesquisas futuras foram apontadas.

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Biografia do Autor

Carina Nunes Bossardi, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Iatajaí e professora colaboradora do Programa de Mestrado em Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 

Carolina Duarte de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Lauren Beltrão Gomes, Fundação Universidade de Blumenau (FURB)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Fundação Universidade de Blumenau (FURB).

Simone Dill Azeredo Bolze, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Dr. do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Daniel Paquette, Universidade de Montréal (UdeM)

Professor titular da Faculté des arts et des sciences - École de psychoéducation da Université de Montréal (UdeM)

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Dra. do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Nunes Bossardi, C., Duarte de Souza, C., Beltrão Gomes, L., Dill Azeredo Bolze, S., Schmidt, B., Luis Vieira, M., … Crepaldi, M. A. (2019). Adaptação Transcultural e Validação do Questionário de Engajamento Paterno. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27769

Edição

Seção

Estudos Empíricos