Maternal Speech Directed to Children in Specific Communication Frames:

A Longitudinal Study

Authors

  • Luciana Fontes Pessôa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Lucia Seidl-de-Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Communicational frames, Maternal speech, Development

Abstract

This longitudinal study aimed to analyze characteristics of maternal speech directed to children, identifying transitions of mother-child communication settings. Four children from 13 to 24 months old and their mothers were observed longitudinally. The instances of maternal speech were classified as affirmative, negative, imperative and interrogative sentences and the mother-child communication settings were classified as attentional, conventional or symbolic. The percentage of time in attentional and symbolic settings showed a linear relation with the increase of baby’s age in all mother-child dyads. Different types of maternal sentences presented diverse patterns of development across time and in the four dyads. The study offers a contribution to the literature on maternal speech and initial language development with data from a Brazilian context.

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Author Biographies

Luciana Fontes Pessôa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Luciana Fontes Pessôa - Pós-Doutoranda em Psicologia Social no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa FAPERJ Recém- Doutor, Doutora e Mestre em Psicologia Social pelo mesmo Programa, graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, aspectos pragmáticos, sintáticos e semânticos da fala materna, as transições de cenários comunicativos específicos da díade mãe-bebê, interação mãe-bebê e desenvolvimento humano. É membro e pesquisadora desde 1997 do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq) coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucia Seidl de Moura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de Trabalho Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da ANPEPP.

Maria Lucia Seidl-de-Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria Lucia Seidl-de-Moura possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Educational Psychology - University of Wisconsin - Madison (1973), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e livre-docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Fez pós-doutorado na Universidade de São Paulo, em psicologia evolucionista. É coordenadora da área de psicologia na FAPERJ. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nessa universidade desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Cognição Social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicologia Evolucionista. Foi vice-coordenadora do Projeto Psicologia Evolucionista, aprovado no Edital Institutos do Milênio e de Proposta sobre o mesmo tema aprovada em Programa PROCAD da CAPES.

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Published

2011-12-13

How to Cite

Pessôa, L. F., & Seidl-de-Moura, M. L. (2011). Maternal Speech Directed to Children in Specific Communication Frames:: A Longitudinal Study. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 439–447. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18300

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