Envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de crianças pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38513.pt%20

Palavras-chave:

Relações mãe-criança, Envolvimento, Trabalho, Crianças, Pré-escolares

Resumo

Este estudo buscou investigar as relações entre envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de pré-escolares por meio de uma pesquisa exploratória, quantitativa e transversal. Mães residentes no Sul do Brasil (171) responderam a quatro questionários. Por meio da análise dos resultados, constatou-se que as mães com jornada de trabalho integral e extensa tinham significativamente maior envolvimento com as crianças em comparação com mães que exerciam atividade remunerada parcial e às que não exerciam trabalho remunerado. No entanto, elas utilizaram significativamente mais punição, uso de práticas parentais menos democráticas e apresentaram menor suporte emocional. Discute-se as implicações da conciliação/conflitos dos papéis desempenhados pelas mães quando estão envolvidos os cuidados com as crianças e o trabalho remunerado.

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Biografia do Autor

Jana Gonçalves Zappe Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Psicologia/UFRGS. Especialista em Psicologia Jurídica (CFP) e em Crianças e Adolescentes em Situação de Risco (UNIFRA).

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Domingues de Deus, M., Gonçalves Zappe, J. G. Z., & Luís Vieira, M. . (2022). Envolvimento, práticas parentais e jornada de trabalho de mães de crianças pré-escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38513.pt

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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