Funções de Estímulos Pré-experimentais na Formação de Classes de Equivalência
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3524Palavras-chave:
Classes de equivalência, Ciúme romântico, Relações condicionais, Escolha de acordo com modeloResumo
Relações condicionais pré-experimentais que eliciam respostas emocionais, como ciúme, podem afetar a formação de classes de equivalência? Haveria diferenças entre homens e mulheres? Para abordar essas questões, 19 participantes, de ambos os sexos, foram expostos a treinos e testes para a formação de quatro classes de equivalência, uma delas constituída pelo nome do(a) namorado(a), o nome de mulher/homem desconhecida(o) e duas figuras não-familiares. Após os testes, aplicou-se a Escala de Ciúme Romântico. Os participantes classificados com maior grau de ciúme não formaram as classes de equivalência, independentemente de serem homens ou mulheres. Sugere-se que relações pré-experimentais com funções afetivas interferiram na formação das classes de equivalência em que o nome do namorado(a) deveria ser relacionado ao nome de desconhecido(a).
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