Uso de drogas e Bullying entre adolescentes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e35417Palavras-chave:
Drogas, Bullying, Adolescentes, Saúde escolar, Transtornos relacionados ao uso de substânciasResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar possíveis relações entre uso de drogas e envolvimento em bullying entre adolescentes. Participaram 1.192 adolescentes escolares, que preencheram um formulário de informações sociodemográficas, DUSI R e Escala de Violência Escolar. Enquanto o consumo de álcool, cocaína e algum tipo de droga (exceto álcool e tabaco) foi associado a ser autor de bullying, o uso de algum tipo de droga (exceto álcool e tabaco) esteve associado a ser alvo (vítima); o caso de ser alvo/autor mostrou-se associado ao uso de maconha. Idade, localização da escola e religião foram fatores relevantes para a ocorrência de bullying. Ter 12 anos, ser ateu e morar na zona urbana aumentaram as chances de ser vítima, enquanto ter 15 anos e habitar a zona urbana elevaram as possibilidades de ser alvo/autor de bullying, assim como ter 13 anos, as de ser autor. Estar envolvido em situações de bullying em qualquer posição se mostrou associado ao uso de drogas.
Downloads
Referências
Alckmin-Carvalho, F., Izbicki, S., Fernandes, L. F. B., & Melo, M. H. D. S. (2014). Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Avaliação Psicológica, 13(3), 343-350.
Andrade, S. S. C. D. A., Yokota, R. T. D. C., Bandeira de Sá, N. N., Silva, M. M. A. D., Araújo, W. N. D., Mascarenhas, M. D. M., & Malta, D. C. (2012). Relação entre violência física, consumo de álcool e outras drogas e bullying entre adolescentes escolares brasileiros. Cadernos de Saúde Pública, 28(9), 1725-1736. doi:10.1590/S0102-311X2012000900011
Bradshaw, C. P., Waasdorp, T. E., Goldweber, A., & Johnson, S. L. (2013). Bullies, gangs, drugs, and school: Understanding the overlap and the role of ethnicity and urbanicity. Journal of Youth and Adolescence, 42(2), 220-234. doi:10.1007/s10964-012-9863-7
Carlyle, K. E., & Steinman, K. J. (2007). Demographic differences in the prevalence, co”occurrence, and correlates of adolescent bullying at school. Journal of School Health, 77(9), 623-629. doi:10.1111/j.1746-1561.2007.00242.x
Carlini, E. L. A., Noto, A. R., Sanchez, Z. van der M., Carlini, C. M. A., Locatelli, D. P., Abeid, L. R. … Moura, Y. G. (2010). VI Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID/UNIFESP e SENAD. Retirado de https://www.cebrid.com.br/wp-content/uploads/2012/10/VI-Levantamento-Nacional-sobre-o-Consumo-de-Drogas-Psicotr%C3%B3picas-entre-Estudantes-do-Ensino-Fundamental-e-M%C3%A9dio-das-Redes-P%C3%BAblica-e-Privada-de-Ensino-nas-27-Capitais-Brasileiras.pdf
Cook, C. R., Williams, K. R., Guerra, N. G., Kim, T. E., & Sadek, S. (2010). Predictors of bullying and victimization in childhood and adolescence: A meta-analytic investigation. School Psychology Quarterly, 25(2), 65-83. doi:10.1037/a0020149
Cruzeiro, A. L. S., Silva, R. A. D., Horta, B. L., Souza, L. D. D. M., Faria, A. D., Pinheiro, R. T., ... & Ferreira, C. D. (2008). Prevalência e fatores associados ao transtorno da conduta entre adolescentes: Um estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, 24(9), 2013-2020.
Del Duca, G. F., Garcia, L. M. T., Sousa, T. D., Oliveira, E. D., & Nahas, M. V. (2010). Insatisfação com o peso corporal e fatores associados em adolescentes. Revista Paulista de Pediatria, 28(4), 340-346.
de Micheli, D., & Formigoni, M. L. O. (2000). Screening of drug use in a teenage Brazilian sample using the Drug Use Screening Inventory (DUSI). Addictive Behaviors, 25(5), 683-691. doi:10.1016/S0306-4603(00)00065-4
de Micheli, D., & Formigoni, M. L. O. (2002). Psychometric properties of the Brazilian version of the Drug Use Screening Inventory. Alcoholism: Clinical and Experimental Research, 26(10), 1523-1528. doi:10.1111/j.1530-0277.2002.tb02451.x
Durand, V., Hennessey, J., Wells, D. S., Crothers, L. M., Kolbert, J. B., Lipinski, J., & Hughes, T. L. (2013). Bullying and substance use in children and adolescents. Journal of Addiction Research and Therapy, 4(4), 1-6. doi:10.4172/2155-6105.100015
Farrington, D., & Baldry, A. (2010). Individual risk factors for school bullying. Journal of Aggression, Conflict and Peace Research, 2(1), 4-16. doi:10.5042/jacpr.2010.0001
Forlim, B. G., Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. D. A. (2014). Relação entre bullying e sintomas depressivos em estudantes do ensino fundamental. Estudos de Psicologia (Campinas), 31(3), 367-375. doi:10.1590/0103-166X2014000300005
Goebert, D., Else, I., Matsu, C., Chung-Do, J., & Chang, J. Y. (2011). The impact of cyberbullying on substance use and mental health in a multiethnic sample. Maternal and Child Health Journal, 15(8), 1282-1286. doi:10.1007/s10995-010-0672-x
Holt, M. K., Green, J. G., Tsay-Vogel, M., Davidson, J., & Brown, C. (2017). Multidisciplinary approaches to research on bullying in adolescence. Adolescent Research Review, 2(1), 1-10. doi:10.1007/s40894-016-0041-0
Horta, C. L., Horta, R. L., Mester, A., Lindern, D., Weber, J. L. A., Levandowski, D. C., & Lisboa, C. S. D. M. (2018). Bullying e uso de substâncias psicoativas na adolescência: Uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, 23(1), 123-140. doi:10.1590/1413-81232018231.20932015
Houbre, B., Tarquinio, C., Thuillier, I., & Hergott, E. (2006). Bullying among students and its consequences on health. European Journal of Psychology of Education, 21(2), 183-208. doi:10.1007/BF03173576
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2016). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE. Rio de Janeiro, RJ: IBGE.
Kaltiala-Heino, R., Rimpelä, M., Rantanen, P., & Rimpelä, A. (2000). Bullying at school: An indicator of adolescents at risk for mental disorders. Journal of Adolescence, 23(6), 661-674. doi:10.1006/jado.2000.0351
Kim, M. J., Catalano, R. F., Haggerty, K. P., & Abbott, R. D. (2011). Bullying at elementary school and problem behaviour in young adulthood: A study of bullying, violence and substance use from age 11 to age 21. Criminal Behaviour and Mental Health, 21(2), 136-144. doi:10.1002/cbm.804
Lazarus, R. S. (1993). Coping theory and research: Past, present, and future. Psychosomatic Medicine, 55(3), 234-247.
Luk, J. W., Wang, J., & Simons-Morton, B. G. (2012). The co-occurrence of substance use and bullying behaviors among US adolescents: Understanding demographic characteristics and social influences. Journal of Adolescence, 35(5), 1351-1360. doi:10.1016/j.adolescence.2012.05.003
Luukkonen, A. H. (2010). Bullying behaviour in relation to psychiatric disorders, suicidality and criminal offences: A study of under-age adolescent inpatients in Northern Finland. Oulun yliopisto (Doctoral Dissertation). University of Oulu, Finland.
Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M. D., Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo, C., ... Porto, D. L. (2010). Bullying in Brazilian schools: Results from the National School-based Health Survey (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(2), 3065-3076. doi:10.1590/S1413-81232010000800011
Moura, D. R., Cruz, A. C. N., & Quevedo, L. A. (2011). Prevalência e características de escolares vítimas de bullying. Jornal de Pediatria, 87(1), 19-23. doi:10.2223/JPED.2042
Nansel, T. R., Craig, W., Overpeck, M. D., Saluja, G., & Ruan, W. J. (2004). Cross-national consistency in the relationship between bullying behaviors and psychosocial adjustment. Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 158(8), 730-736. doi:10.1001/archpedi.158.8.730
Nesello, F., Sant'Anna, F. L., Santos, H. G. D., Andrade, S. M. D., Mesas, A. E., & González, A. D. (2014). Características da violência escolar no Brasil: Revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 14(2), 119-136. doi:10.1590/S1519-38292014000200002
Niemelä, S., Brunstein-Klomek, A., Sillanmäki, L., Helenius, H., Piha, J., Kumpulainen, K., Sourander, A. (2011). Childhood bullying behaviors at age eight and substance use at age 18 among males: A nationwide prospective study. Addictive Behaviors, 36(3), 256-260. doi:10.1016/j.addbeh.2010.10.012
Oliveira, W. A., Silva, J. L. D., Yoshinaga, A. C. M., & Silva, M. A. I. (2015). Interfaces entre família e bullying escolar: Uma revisão sistemática. Psico USF, 20(1), 121-132. doi:10.1590/1413-82712015200111
Oliveira, W. A., Silva, M. A. I., Silva, J. L., Mello, F. C. M., do Prado, R. R., & Malta, D. C. (2016). Associations between the practice of bullying and individual and contextual variables from the aggressors’ perspective. Jornal de Pediatria, 92(1), 32-39. doi:10.1016/j.jpedp.2015.06.002
Oliveira, W. A., Silva, J. L., Querino, R. A., Santos, C. B., Ferriani, M. G. B. C., Santos, M. A., & Silva, M. A. I. (2018a). Revisão sistemática sobre bullying e família: Uma análise a partir dos sistemas bioecológicos. Revista de Salud Publica, 20(3), 396-403. doi:10.15446/rsap.v20n3.47748
Oliveira, W. A., Silva, J. L., Santos, M. A., Hayashida, M., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2018b). Interações familiares de estudantes em situações de bullying. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 67(3), 151-158. doi:10.1590/0047-2085000000204
Olweus, D. (1993). Bullying at school: What we know and what we can do. Maiden, MA: Blackwell.
Olweus, D. (2013). School bullying: development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9, 751-780. doi:10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Pranjić, N., & Bajraktarević, A. (2010). Depression and suicide ideation among secondary school adolescents involved in school bullying. Primary Health Care Research & Development, 11(04), 349-362. doi:10.1017/S1463423610000307
Radliff, K. M., Wheaton, J. E., Robinson, K., & Morris, J. (2012). Illuminating the relationship between bullying and substance use among middle and high school youth. Addictive Behaviors, 37(4), 569-572. doi:10.1016/j.addbeh.2012.01.001
Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalência e características de vítimas e agressores de bullying. Journal de Pediatria, 89(2), 164-170. doi:10.1016/j.jped.2013.03.006
Regnerus, M. D. (2003). Moral communities and adolescent delinquency. The Sociological Quarterly, 44(4), 523-554. doi:10.1111/j.1533-8525.2003.tb00524.x
Santos, J. A. D., Cabral-Xavier, A. F., Paiva, S. M., & Leite-Cavalcanti, A. (2014). Prevalência e tipos de bullying em escolares brasileiros de 13 a 17 anos. Revista de Salud Pública, 16(2), 173-183. doi:10.15446/rsap.v16n2.30302
Schnohr, C., & Niclasen, B. W. L. (2006). Bullying among Greenlandic schoolchildren: Development since 1994 and relations to health and health behaviour. International Journal of Circumpolar Health, 65(4), 305-312.
Sebastião, J. (2009). Violência na escola: Uma questão sociológica. Revista Interacções, 13, 35-62.
Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bono, E. L., Dib, M. A., Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2016). Associações entre o bullying escolar e conduta infracional: Revisões sistemáticas de estudos longitudinais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1), 81-90. doi:10.1590/0102-37722016012241081090
Stelko-Pereira, A. C., Williams, L. C. A., & Freitas, L. C. (2010). Validade e consistência interna do Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar: Versão estudantes. Avaliação Psicológica, 9(3), 403-411.
Tharp-Taylor, S., Haviland, A., & D'Amico, E. J. (2009). Victimization from mental and physical bullying and substance use in early adolescence. Addictive Behaviors, 34(6), 561-567. doi: 10.1016/j.addbeh.2009.03.012
Ttofi, M. M., Farrington, D. P., Lösel, F., & Loeber, R. (2011). The predictive efficiency of school bullying versus later offending: A systematic/meta”analytic review of longitudinal studies. Criminal Behaviour and Mental Health, 21(2), 80-89. doi:10.1002/cbm.808
Ttofi, M. M., & Farrington, D. P. (2008). Bullying: Short-term and long-term effects, and the importance of defiance theory in explanation and prevention. Victims and Offenders, 3(2-3), 289-312. doi:10.1080/15564880802143397
Valdebenito, S., Ttofi, M., & Eisner, M. (2015). Prevalence rates of drug use among school bullies and victims: A systematic review and meta-analysis of cross-sectional studies. Aggression and Violent Behavior, 23, 137-146. doi:10.1016/j.avb.2015.05.004
Zsila, Á., Orosz, G., Király, O., Urbán, R., Ujhelyi, A., Jármi, É., … Demetrovics, Z. (2017). Psychoactive substance use and problematic internet use as predictors of bullying and cyberbullying victimization. International Journal of Mental Health and Addiction, 16(2), 466-479. doi:10.1007/s11469-017-9809-0