Treinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39310.pt

Palavras-chave:

Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre treinamento de professores em bullying escolar por meio da análise de objetivos, delineamento da pesquisa, participantes, variáveis dependentes e independentes, conteúdos e habilidades ensinadas, resultados do treinamento e limitações das pesquisas. Foram consultadas 10 bases de dados, sendo selecionados 12 artigos. Apesar dos estudos envolverem professores como participantes, a capacitação docente em bullying ainda não tem sido objeto de estudo em si, pois apenas quatro das pesquisas analisadas avaliaram o efeito do treinamento em relação ao professor. A falta de descrição detalhada dos conteúdos das capacitações, dos procedimentos dos estudos e a ausência de linha de base e de follow up foram limitações importantes encontradas. Discutem-se possibilidades para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrey, M. A. P. A. (2010). Métodos de pesquisa em análise do comportamento [Research methods in behavior analysis]. Psicologia USP, 21(2), 313-342. https://doi.org/10.1590/s0103-65642010000200006

Bauman, S., Rigby, K., & Hoppa, K. (2008). U.S. teachers’ and school counsellors’ strategies for handling school bullying incidents. Educational Psychology, 28, 837-856. https://doi.org/10.1080/01443410802379085

Bell, K. J., & Wills, W. G. (2016). Teachers’ perceptions of bullying among youth. The Journal of Educational Research, 109(2), 159-168. https://doi.org/10.1080/00220671.2014.931833

Benitez, J. L, García-Berbén, A., & Fernández-Cabezas, M. (2009). The impact of a course on bullying with the pre-service teacher training curriculum. Journal of Research in Psychology, 7(1), 191-207.

Berger, K. S. (2007). Update on bullying at school: Science forgotten? Developmental Review, 27, 90-126. https://doi.org/10.1016/j.dr.2006.08.002

Bordignon, L. F., & Botomé, S. P. (2017). Avaliação de objetivos de ensino de história a partir da contribuição da Análise do Comportamento [Evaluation of History teaching objectives based on the contributions of Behavior Analysis]. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(3), 329-346. https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/61630

Botomé, S. P., & Kubo, O. M. (2002). Responsabilidade social dos Programas de Pós- Graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior [Social responsibility of postgraduate courses and programs of formation of new scientists and teachers of superior level]. Interação em Psicologia, 6(1), 81-110. https://doi.org/10.5380/psi/v6i1.3196

Boulton, M. J. (2014). Teachers’ self-efficacy, perceived effectiveness beliefs, and reported use of cognitive-behavioral approaches to bullying among pupils: Effects of in-service training with the I DECIDE Program. Behavior Therapy, 45, 328-343. https://doi.org/10.1016/j.beth.2013.12.004

Buils, R. F., Miendes, A. C., & Oliver, M. R. (2020). Effect of a cyberbullying prevention program integrated in the primary education curriculum. Revista de Psicodidáctica, 25(1), 23-29. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.08.001

Burger, C., Strohmeier, D., Sprober, N., Bauman, S., & Rigby, K. (2015). How teachers respond to school bullying: An examination of self-reported intervention strategy use, moderator effects, and concurrent use of multiple strategies. Teaching and Teacher Education, 51, 191-202. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.07.004

Cantone, E., Piras, A. P., Vellante, M., Preti1, A., Daníelsdóttir, S., D’Aloja, E., Lesinskiene, S., Angermeyer, M. C., Carta, M. G., & Bhugra, D. (2015). Interventions on bullying and cyberbullying in schools: A systematic review. Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health, 11, 58-76. https://doi.org/10.2174/1745017901511010058

Carvalho, G. S. (2015). Estabelecer objetivos de ensino: Um programa de ensino para capacitar futuros professores [Stablish teaching objectives: A teaching program to train future teachers, Master’s Thesis in Beahorial Analysis, Universidade Estadual de Londrina]. Programa de Mestrado em Análise do Comportamento. http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2015/12/“Estabelecer-objetivos-de-ensino”-um-programa-de-ensino-para-capacitar-futuros-professores.pdf

Cortegoso, A. L., & Coser, D. S. (2011). Elaboração de programas de ensino: Material autoinstrutivo [Teaching programs elaboration: self instructive material] EdUFSCar.

Cross, D., Epstein, M., Hearn, L., Slee, P., Shaw, T., & Monks, H. (2011). National Safe Schools Framework: Policy and practice to reduce bullying in Australian schools.International Journal of Behavioral Development,35(5), 398-404.https://doi.org/10.1177/0165025411407456

Fekkes, M., Pijpers, F. I. M., & Verloove-Vanhorick, S. P. (2005). Bullying: Who does what, when and where? Involvement of children, teachers and parents in bullying behavior. Health Education Research, 20(1). https://doi.org/10.1093/her/cyg100

Forero, R., McLellan, L., Rissel, C., & Bauman, A. (1999). Bullying behaviour and psychosocial health among school students in New South Wales, Australia: Cross sectional survey. British Medical Journal, 319, 344-348. https://doi.org/10.1136/bmj.319.7206.344

Gonçalves, V. M. (2015). Avaliação da eficiência de um programa de ensino para capacitar estudantes de graduação em Psicologia a “definir variáveis relacionadas a processos comportamentais” [Evaluation of the efficiency of a teaching program to train graduate students in Psychology to “define variables related to behavioral processes”, Master’s Thesis in Behavioral Analysis, Universidade de Londrina]. Programa de Mestrado em Análise do Comportamento. http://www.uel.br/pos/pgac/dissertacoes-defendidas/

Goncy, E. A., Sutherland, K. S., Farrell, A. D., Sullivan, T. N., & Doyle, S. T. (2015). Measuring teacher implementation in delivery of a bullying prevention program: The impact of instructional and procedural adherence and competence on student responsiveness. Prevention Research, 16, 440-450. https://doi.org/10.1007/s11121-014-0508-9

Gorsek, A. K., & Cunningham, M. M. (2014). A review of teachers’ perceptions and training regarding school bullying. PURE Insights, 3, 6. https://digitalcommons.wou.edu/pure/vol3/iss1/6

Hazler, R. J., Miller, D. L., Carney, J. V., & Green, S. (2001). Adult recognition of school bullying situations. Educational Research, 43(2), 133-146. https://doi.org/10.1080/00131880110051137

Horner, R., Carr, E., Halle, J., McGee, G., Odom, S., & Wolery, M. (2005). The use of single-subject research to identify evidence-based practice in special education. Exceptional Children, 71, 165-179. https://doi.org/10.1177/001440290507100203

Ju, Y., Wang, S., & Zhang, W. (2009). Intervention research on school bullying in primary schools. Frontiers of Education in China, 4, 111-122. https://doi.org/10.1007/s11516-009-0007-0

Kienen, N. (2008). Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos [Classes of professional behavior of the psychologist to intervene, through teaching, on psychological phenomena and processes, derived from the curricular guidelines, the training of this professional and a procedure of decomposition of complex behaviors, PhD Dissertation in Psychology, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016

Kienen, N., Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2013). Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: Alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo [Programmed learning and programming of conditions to development of behaviors: Some aspects on development of an action field of psychology]. Acta Comportamentalia, 21(4), 481-494.

Krug, E. G, Dahlberg, L. L., Mercy, J. A., Zwi A. B., & Lozano, R. (2002). World report on violence and health World Health Organization Library Cataloguing-in-Publication.

Kubo, O. M., & Botomé, S.P. (2001) Ensino-aprendizagem: Uma interação entre dois processos comportamentais [Teaching and learning: An interaction between two behavioural processes]. Interação em Psicologia, 5, 133-170. https://doi.org/10.5380/psi.v5i1.332

Leadbeater, B. J., Thompson, K., & Sukhawathanakul, P. (2016). Enhancing social responsibility and prosocial leadership to prevent aggression, peer victimization, and emotional problems in elementary school children. American Journal of Community Psychology, 58(3-4), 365-376. https://doi.org/10.1002/ajcp.12092

Lei nº 13.185. (2015, 6 de novembro). Institui o programa de combate à intimidação sistemática (bullying) [Institutes a program against bullying] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm

Lopes, N. (2005). Bullying comportamento agressivo entre estudantes [Bullying: Aggressive behavior among students]. Jornal de Pediatria, 81(5), 164-172. https://doi.org/10.1590/s002175572005000700006

Luca, G. G. (2013). Avaliação da eficácia de um programa de contingências para desenvolver comportamentos constituintes da classe geral “avaliar a confiabilidade de informações” [Evaluation of the effectiveness of a contingency program to develop behaviors of the general class “evaluate the reliability of information”, PhD Dissertation in Psychology, Universidade Federal de Santa Catarina]Repositório Institucional da UFSC . https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122722

Lund, E. M., Thoas, K. B., Sias, C. M., & Bradley, A. R. (2012). School counselors’ and school psychologists’ bullying prevention and intervention strategies: A look into real-world practices. Journal of School Violence, 11, 246-265. https://doi.org/10.1080/15388220.2012.682005

Matos, M. A. (1990) Controle experimental e controle estatístico: A filosofia do caso único na pesquisa comportamental [Experimental and statiscal control: The philosophy of single case in behaviorial research]. Ciência e Cultura, 42(8), 585-592.

Mendes, C. S. (2011). Prevenção da violência escolar: Avaliação de um programa de intervenção [Preventing school violence: An evaluation of an intervention program]. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(3), 581-588. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300005

Newman-Carlson, D., & Horne, A. M. (2004) Bully busters: A psychoeducational intervention for reducing bullying behavior in middle school students. Journal of Counseling & Development, 82, 259-267. https://doi.org/10.1002/j.1556-6678.2004.tb00309.x

Olweus, D. (1997). Bully/victim problems in school: Facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, 12(4), 495-510. https://doi.org/10.1007/bf03172807

O’Moore, A. M., & Minton, S. J. (2005). Evaluation of the effectiveness of an anti-bullying programme in primary schools. Aggressive Behavior, 31, 609-622. https://doi.org/10.1002/ab.20098

Organização Mundial de Saúde. (2014). Relatório mundial sobre a prevenção da violência [World report on violence prevention] Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo.

Randolph, J. J. (2009). A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment, Research & Evaluation, 14(13), 1-13. https://doi.org/10.7275/b0az-8t74

Ross, S. W., & Horner, R. H. (2009). Bully prevention in positive behavior support. Journal of Applied Behavior Analysis, 42, 747-759. https://doi.org/10.1901/jaba.2009.42-747

Salmivalli, C., Kaukiainen, A., & Voeten, M. (2005). Anti-bullying intervention: Implementation and outcome. British Journal of Educational Psychology, 75, 465-487. https://doi.org/10.1348/000709905x26011

Salmon, G., James, A., & Smith, D. M. (1998). Bullying in schools: Self-reported anxiety, depression and self-esteem in secondary school children. British Medical Journal, 317, 924- 925. https://doi.org/10.1136/bmj.317.7163.924

Santos, M. M., Perkoski, I. R., & Kinen, N. (2015). Bullying: Atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental [Bullying: Attitudes, consequences and preventive strategies in elementary school teachers and students perception]. Temas em Psicologia, 23(4), 1017-1033. https://doi.org/10.9788/TP2015.4-16

Sidman, M. (1972). Táticas da pesquisa científica: Avaliação dos dados experimentais na psicologia [Tactics of scientific research: Evaluation of experimental data in Psychology] Brasiliense (Original publicado em 1960).

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bazon, M. R., & Cecílio, S. (2014). Bullying: Conhecimentos, atitudes e crenças de professores [Bullying: Teachers’ knowledge, attitudes and beliefs]. Psico, 45(2), 147-156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Silva, E. N., & Rosa, E. C. S. (2013). Professores sabem o que é bullying? Um tema para a formação docente [Do teachers know what is bullying? A teacher training issue]. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17(2), 329-338. https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200015

Skinner, B. F. (1972). Tecnologia do ensino [The techonology of teaching] Herder (Publicado originalmente em 1968).

Stelko-Pereira, A. C., & Williams, L. C. A. (2010). Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente [On the concept of school violence and the search for its definition]. Temas em Psicologia, 18(1), 45-55. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v18n1/v18n1a05.pdf

Teixeira, F. C. (2010). Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos [Evaluation of the effectiveness of a program to teach parents to analyze and synthesize behaviors in interactions with their children, PhD Dissertation in Psychology, Universidade de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94390

Ttofi, M. M., & Farrington, D. P. (2012). Risk and protective factors, longitudinal research, and bullying prevention. New Directions for Youth Development, 133, 85-98. https://doi.org/10.1002/yd.20009

Verseveld, M.D.A.V., Fekkes, M., Fukkink, R.G., & Oostdam, R.J. (2021) Teacher’s experiences with difficult bullying situations on the school: An explporative study. Journal of Early Adolescence,41(1), 43-69. https://doi.org/10.1177/0272431620939193

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Panosso, M. G., Kienen, N., & Brino, R. de F. (2023). Treinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39310.pt

Edição

Seção

Revisão da Literatura