Significados Atribuídos à Escola: Revisão Integrativa da Literatura Nacional

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DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3636

Palavras-chave:

Alunos, Escola, Revisão, Significados

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender quais são os significados que alunos, pais e professores atribuem à escola, por meio de uma revisão integrativa da literatura brasileira dos últimos dez anos (2007-2017). A busca foi realizada nas bases de dados BVS-Psi, SciELO e PePSIC a partir dos termos em inglês: meaning AND school; perception AND school; “social representation” AND school e em português. Após critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos. A análise foi categorizada a partir de duas categorias: (a) Significados que fortalecem os vínculos e (b) Significados que fragilizam os vínculos. Os resultados mostraram que a escola é representada de diversas formas, sendo a maior parte das pesquisas realizadas com os alunos.

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

Foresti, T., Kujawa, I., & Patias, N. D. (2021). Significados Atribuídos à Escola: Revisão Integrativa da Literatura Nacional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3636

Edição

Seção

Revisão da Literatura

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