Desempenho Escolar e Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372117%20%20%20

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Depressão, Ansiedade, Estresse, Adolescência

Resumo

Objetivou-se verificar a correlação entre desempenho escolar, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em 432 estudantes de escolas públicas, de idades entre 15 e 18 anos. Os instrumentos foram uma ficha de dados sociodemográfica, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (EDAE-A) e as notas nas disciplinas/áreas dos três trimestres letivos. Análises descritivas, bem como teste U de Mann-Whitney e correlação de Spearman foram realizadas. Verificou-se correção fraca e negativa entre desempenho escolar e sintomas de ansiedade e depressão, tendo os adolescentes de escolas de turno integral, maior desempenho e menores sintomas de depressão e ansiedade que os da escola regular. Adolescentes mais novos apresentaram maiores sintomas de estresse e adolescentes do sexo feminino possuem maiores sintomas de depressão e ansiedade.

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Biografia do Autor

Ângela Maria Horn, IMED, Passo Fundo, RS, Brasil

Psicóloga, Mestre em Psicologia (IMED)

Kélin Aparecida da Silva, IMED, Passo Fundo, RS, Brasil

Psicóloga, Mestranda em Psicologia (IMED)

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Horn, Ângela M. ., da Silva, K. A., & Patias, N. D. (2021). Desempenho Escolar e Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Adolescentes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372117

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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