Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica

Autores

  • Maurício da Silva Neubern Instituto de Psicologia, UnB

Palavras-chave:

Iconicidade, Comunicação hipnótica, Complexidade, Semiótica, Transe

Resumo

O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.

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Biografia do Autor

Maurício da Silva Neubern, Instituto de Psicologia, UnB

Dr em Psicologia, Prof Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL), Instituto de Psicologia (IP), Universidade de Brasília (UnB). Psicoterapeuta.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Neubern, M. da S. (2017). Iconicidade e Complexidade na Comunicação Hipnótica. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19457

Edição

Seção

Artigos Teóricos