Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva

Autores

  • Fabíola Helena Oliveira Brandão Silva Universidade Federal do Pará
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Criança com necessidades especiais, Rotinas familiares, Adoção

Resumo

Objetivou-se descrever as rotinas de três famílias que adotaram crianças com necessidades especiais que tinham conhecimento prévio desta condição infantil. Utilizou-se o método de Estudo de Casos Múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de Roteiro de Entrevista Semiestruturada (RES), do Inventário de Rotina (IR) e do Diário de Campo (DC). Quanto às semelhanças entre os grupos familiares, identificou-se que são comuns as atividades de alimentação/higiene, descanso e lazer, envolvendo a participação dos pais, irmãs e babás, geralmente nos ambientes domésticos da família. Observou-se diferenças importantes nos padrões de atividades, companhias e ambientes onde as rotinas ocorriam. Conclui-se que as variações nas rotinas familiares ocorrem em função das particularidades das crianças, da estrutura e do nível socioeconômico familiar.

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Publicado

2015-11-16

Como Citar

Silva, F. H. O. B., & Cavalcante, L. I. C. (2015). Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(2), 173–180. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18105

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