Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças:

Uma Revisão Interdisciplinar

Autores

  • Letícia de Faria Santos Universidade de Brasília
  • Laércia Abreu Vasconcelos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Revisão, Etiologia, Tratamentos

Resumo

O presente artigo revisa criticamente o amplo escopo da literatura relacionada aos critérios diagnósticos, bases etiológicas e tratamentos farmacológico e comportamental do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças. Foram consultadas as bases eletrônicas MedLine, Lilacs, PsycINFO e PubMed nas últimas três décadas. Os resultados dessa revisão apontam para uma predominância do critério diagnóstico baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais, bem como a necessidade de uma maior interação entre variáveis biológicas e comportamentais na compreensão das bases etiológicas e de tratamento deste transtorno. Sugestões para maximizar a eficácia desta interação são apresentadas e discutidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association. (1980). Diagnostic and statistical manual of mental disorders. (3rd ed.). Washington: American Psychiatric Association.
American Psychiatric Association. (2003). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4º Ed.) (Dornelles, C. trad.). (primeira publicação 2000) Porto Alegre: Artmed.
Anastopoulos, A. D., Rhoads, L. H., & Farley, 2008) Aconselhamento e Treinamento de para os Pais. Em R. A. Barkley, e cols., (Orgs.), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Manual para diagnóstico e Tratamento. Artemed: 3º Edição.
Araújo, A. P. Q. C. (2002). Avaliação e manejo de crianças com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria; 78 (supl.1), S104 ”“ S110.
Barkley, R. (1998). Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook of diagnosis and treatment, New York: Guilford.
Barkley, R. A. (1997). Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions: Constructing a unifying theory of ADHD. Psychological Bulletin, 121, 65-94.
Barkley, R. A. (2002). Major life activity and health outcomes associated with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of Clinical Psychiatry, 63, 10-15.
Barkley, R. A. (2006). Driving risks in adults with ADHD: Yet more evidence and a personal story. The ADHD Report, 14(5), 1−10.
Barkley, R. A., Anastopoulos, A. D., Robin, A. L., Lovett, B. J., Smith, B. H., Cunningham, C. E., Shapiro, C. J., Connor, D. F., DuPaul, G. J., Prince, J. B., Dooling-Litfin, J. K., Biederman, J., Murphy, K. R., Rhoads, L. H., Cunningh, L. J., Pfiffner, L. J., Gordon, M., Farley, S. E., Wilens, T. E., Spencer, T. J., Hathway, W. (2008). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnostico e tratamento (3º ed.). Porto Alegre: Artmed.
Barkley, R. A., McMurray, M. B., Edelbrock, C. S., & Robbins, K. (1990). Side effects of metlyiphenidate in children with attention deficit hyperactivity disorder: a systemic, placebo-controlled evaluation. Pediatrics, 86(2), 184-192.
Benczik, E. B. P. (2002). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade ”“ Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Bernado, P. C. (2004). Autocontrole de crianças diagnosticadas com TDAH: o efeito de atrasos absolutos e relativos em escolha com tentativas discretas. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília.
Biederman, J., & Faraone, S. (2005). Attention-deficit hyperactivity disorder. Lancet, 366, 237-248.
Biederman, J., & Spencer, T. (1999). Attention-deficit/hyperactivity disorder (adhd) as a noradrenergic disorder. Biological Psychiatry,46, 1234-1242.
Biederman, J. (1998). Attention-deficit/hyperactivity disorder: A life span perspective. Journal of Clinical Psychiatry, 59(7), 4-16.
Biederman, J., Newcorn, J., & Sprich, S. (1991). Comorbidity of Attention-Defict/Hyperactivity Disorder with Conduct, Depressive, Anxiety, and Other Disorders. American Journal Paychiatry, 148, 564-577.
Biederman, J., Faraone, S. V., Keenan, K., Knee, D., & Tsuang, M. T. (1990). Family-genetic and psychosocial risk factors in DSM-III attention deficit disorder, Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 29(4), 526-533.
Biederman, J., Spencer, T. & Wilens, T. (2004). Evidence-based pharmacotherapy for attention-deficit hyperactivity disorder. The International Journal of Neuropsychopharmacology, 7(1), 77-97.
Biederman, J., Wilens, T., Mick, E., Spencer, T., & Faraone, S. V. (1999). Pharmacotherapy of attention-deficit/hyperactivity disorder reduces risk for substance use disorder. Pediatrics, 104(2), 1-5.
Bijou, S. W., & Beer, D. M. (1978b). Psicología del desarrollo infantil e teoria empírica y sistemática de la conducta. Editora Trillas: Mexico, vol 1.
Bijou, S. W., & Baer, D. M. (1978). Behavior analysis of child development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Ciasca, S. M. (1994) Distúrbios e dificuldades de aprendizagem em crianças: análise do diagnóstico interdisciplinar. Tese de Doutodo, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Campinas, Brasil.
Correia Filho, A.G., & Pastura, G. (2003). As medicações estimulantes. Em L. A. Rohde & P. Mattos (Orgs.), Princípios e práticas em TDAH ”“ Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (pp. 161-173). Porto Alegre: Artmed.
Corrreia Filho, G. A., & Pastura, G. (2003). As Medicações Estimulantes. Em L. A. Rohde, & P. Mattos, P. (Orgs.), Princípios e práticas em TDAH (pp. 35-52). Porto Alegre: Artmed.
Falcomata, T. S., Northup, J. A., Dut, A., Stricker, J. M., Vinquist, K. M., & Engebretos, B. J. (2008). A preliminary analysis of instructional control in the maintenance of appropriate behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, 41 (3), 429-434.
Faraone, S. V., Biedreman, J. M. D., Weber, W. B. A., & Russell, R. L. B. A. (1998). Psychiatric, Neuropsychological, and Psychosocial Features of DSM-IV Subtypes of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Results From a Clinically Referred Sample. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 37(2), 185-193.
Faraone, S. V., Perlis, R. H., Doyle, A. E., Somller, J. W., Goralnick, J., Holmgren, M. A., & Skar, P. (2005). Molecular Genetics of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder, Biological Psychiatry, 57(11), 1313 ”“ 1323.
Freire, A.C. C., & Pondé, M. P. (2005). Estudo Piloto da prevalência do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade entre crianças escolares na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Arquivos de Neuropsiquiatria, 63 2B, 474-478.
Goldiamond, I. (2002). Toward a constructional approach to social problems: ethical and constitutional issues raised by applied behavior analysis. Behavior and Social Issues, 11, 108-197.
Goldman, L. S., Genel, M., Bezman, R. J., & Slanetz, P. J. (1998). Diagnosis and Treatment of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents. The Journal of the American Medical Association, 279, 1100-1107.
Guardiola, A., Terra, A. R., Ferreira, L. T. C., & Londero, R. G. (1999). Uso de Amitriptilina na Síndrome de Hiperativiade com Déficit de Atenção. Arquivo de Neuropsiquiatria, 57 (3A), 599-605.
Heger, S., Trott, G. E., Meusers, M., Schulz, E., Rothenberger, A., Rettig, K., Medor, R., Schreiner, A., Remxchmidt, H. (2006). Switching from a short-acting to a long-acting methylphenidate preparation: a multicentre, open study in children with ADHD. Z. Kinder Jugendpsychiatry Psychother, 34 (4), 257-265.
Jessen, P. S. (2001). ADHD comorbidity and treatment outcomesin the MTA [introduction to the special section]. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 40 (2), 134-136.
Jessen, P. S., Hinshaw, S. P., & Kraemer, H. C. (2001). ADHD comorbidity findings from the MTA study: comparing comorbid subgroups. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 40 (2), 147-158.
Johnston, C., & Mash, E. J. (2001). Families of children with attention-deficit/hyperactivity disorder: review and recommendations for future research. Clinical Child and Family Psychology Review, 4 (3), 183-207.
Kazdin, A. E., & Kagan, J. (1994). Models of dysfunction in developmental psychopathology. Clinical Psychology, Science and Practice, 1, 35”“52.
Kennedy, C.H., Caruso, M. e Thompson, T. (2001). Experimental analyses of gene-brain-behavior relations some notes on their application. Journal of Applied Analysis of Behavior, 34, 539-549.
Kessler, R. C., Chiu, W. T., Demler, O., Merikangas, K. R., & Walters, E. E. (2005). Prevalence, severity, and comorbidity of 12-month DSM-IV disorders in the national comorbidity survey replication. Archives of General Psychiatry, 62, 617-627.
Klorman, R. (1991). Cognitive event-related potentials in attention deficit disorder. Journal of Learning Disabilities, 24, 130-140.
Knapp, P., Johannpeter, J., Lyszkowski, L., & Rohde, L. A . (2002). Terapia Cognitivo-Comportamental no TDAH. Em L. A. Rohde & P. Mattos. (Orgs.), Princípios e práticas em TDAH (pp. 183-198). Porto Alegre: Artes Médicas.
Kodak, T., Northup, J., & Kelley, M. E. (2007). An evaluation of the types of attention that maintain problem behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, 40 (1), 167-171.
Kooij, J. J., Buiterlaar, J. K., Van Den Oord, E. J., Furer, J. W., Rijnders, C. A. T., & Hodiamont, P. G. (2005). Internal and external validity of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder in a population-based sample of adults. Psychological Medicine, 35 (6), 817-827.
Lousier, B. J., McGranth, P. G., & Klein, R. M. (1996). Error patterns on the continuous performance test in non-medicated and medicated samples of children with and without ADAHD? A meta-analytic review. Journal of Psychology and Psychiatry, 37, 971-987.
Louzã Neto, M. R (2010). TDAH transtorno de déficit de atenção/hiperatividade ao longo da vida. Porto Alegre: Artimed.
Mattos, P. (2005). No mundo da lua: perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4ed. São Paulo: Lemos.
Michelson, D., Faries, D., Wernicke, J., Kelsey, D., Kendrick, K., Sallee, F. R., & Spencer, T. (2001). Atomoxetine in the treatment of children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder: a randomized, placebo-controlled, dose-response study. Pediatrics, 108 (5), 1-9.
Millstein, R. B., Wilens, T. E., Biederman, J., & Spencer, T. J. (1997). Presenting ADHD symptoms and subtypes in clinically referred adults with ADHD. Journal of Attention Disorders, 2 (3), 159-166.
Murphy, K., Barkley, R. A., & Bush, T. M. A. (2002). Young adults with attention deficit hyperactivity disorder: subtype differences in comorbidity, educational and clinical history. Journal of Nervous & Mental Disease, 190 (3), 147-157.
Naves, A. R. C. X. (2008). Contingências e metacontingências familiares: um Estudo exploratório. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília.
Offord, D. R., Boyle, M. H., Racine, Y. A., Fleming, J. E., Cadman, D T., Blum, H. M., Byrne, C. R.N., Links, P., Lipman, E., Macmillan, H. L. Era, G., Naomi, I., Sanford, M., Szatmari, P., Thomas, H., Woodward, C. (1992). Outcome, Prognosis, and Risk in a Longitudinal Follow-up Study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 31 (5), 976.
Organização Mundial de Saúde (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamentos da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed.
Pastor, P. N., & Reuben, C. A (2002). Attention Deficit Disorder and Learning Disability? United States, 1997-98. Vital and health statistics, series 10(206) 1-12.
Phelan, T. W. (2005). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativade. M. Books do Brasil Ltda: São Paulo.
Polanchzyk, G., Zeni C., Genro, J. P., Roman, T., Hutz, M.H., Rohde, L. A. (2005). Attention-deficit/hiperactivity disorder: advancing on pharmacogenomics. Pharmacogenocmics, 6, 225-234.
Rohde L. A. (2002). ADHD in Brazil: the DSM-IV criteria in a culturally different population. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 159, 36-42.
Rohde L. A., Busnello, E. A., Chachamovich E., Vieira G. M., Pinzon V. & Ketzer C. R. (1998). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: revisando conhecimentos. Revista ABP-APAL, 20 (4), 166-178.
Rohde L. A., Mattos, P. & col. (2003). Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed.
Rohde, L. A., & Halpern, R. (2004). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualizado. Journal de Pediatria, 80(2), 61-70.
Rohde, L. A., Zeni, C., Polanczyk, G., & Hutz, M. (2004a). New insights on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Pharmacogenimics. Drug Development Research, 51, 1-8.
Rohde, L. A., & Benxzik, E. B. P. (1999) Transtorno de déficit de atenção /Hiperatividade: O que é ? Como ajudar? Porto Alegre: Artmed.
Rohde, L. A., Barbosa, G., Tramontina, S., & Polanxzyk, G. (2000). Transtorno de déficit de atenção/hipatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria. 22, (Suplemento II), 7-11.
Rohde, L. A., Biederman, J., Busnello, E. A., Zimmermann, H., Schmitz, M., Martins & Tramotina, S. (1999). ADAH in a school sample of Brazilian adolescents: a study of prevalence, comorbid conditions, and impairments. Journal American Academic Children Adolescence Psychiatry, 38 (6), 716-722.
Rohde, L. A., Cosntantino, E., Filho, M., Benettti, L., Gallois, C., & Kieling, C. (2004b). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Revista Psiquiátrica Clínica, 31 (3), 124-131.
Rosales-Ruiz, J. & Baer, D. M. (1996). A behavior-analytic view of development. Em S. W. Bijou & E. Ribes (Eds.), New directions in behavior development (pp. 155-180). Reno: Context Press.
Rotta, N. T. (2006). Transtorno da atenção: aspectos clínicos. Em N. T. Rotta, L. Ohlweiler & R. S. Riesgo (Orgs.), Transtorno da aprendizagem Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed.
Rowland, A. S., Umbach, D. M., Catoe, K. E., Stallone, L., Long, S., Rabiner, D., Naftel, A. J., Panck, D., Faulk, R., & Sandler, D. P. (2001). Studying the epidemiology of attention-deficit hyperactivity disorder: screening method and pilot result. Canadian Journal of psychiatry, 46(10), 931-940.
Rutter, M., & Sroufe, L. A. (2000). Developmental psychopathology. Concepts and challenges. Development and Psychopathology, 12, 265”“296.
Satterfield, J. H., & Dawson, M. E. (1971). Electrodermal correlates of hyperactiviyy in children. Psychophysiology, 8, 191-197.
Schteinschnaider, A., Plaghos, L. L., Gargugino, S., Riveros, D., Lazarowski, A., Intruvini, S., & Massaro, M. (2000). Cerebral arteritis following methylphenidate use. Journal of Child Neurology, 15(4), 265-267.
Schwartzman, J. S. (2001) Transtorno de déficit de atenção. São Paulo: Memnon/Mackenzie.
Segenreich, D., & Mattos, P. (2004). Eficácia da bupropiona no tratamento do TDAH. Uma revisão sistemática e análise crítica de evidências. Revista de Psiquiat Clínica, 31(3),117-123
Skinner, B. F. (1957/1978). O comportamento verbal (M. P. Villalobos, Trad.). São Paulo: Cultrix.
Skinner, B.F. (2000). Ciência e comportamento Humano. Tradução de J. C. Todorov e R. Azzi. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953).
Smith, C., & Strick, L. (2001). Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. 1ª ed. Ed. Artes Médicas.
Sonneville, L. M. J., Njiokiktjien, C., & Bos, H. (1994). Methilphenidate and information processing. Part 1: differentiation between responders and noresponderes. Part 2: efficacy in responders. Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 16, 877-897.
Sonuga-Barke, E. J. S. (2002). Psychological heterogeneity in AD/HD””a dual pathway model of behaviour and cognition. Behavioural Brain Research, 130, 29-36.
Souza, I., Serra, M. A., Mattos, P., & Franco, V. A. (2001). Comorbidade em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção. Arquivo Neuropsiquiátrico, 59 (2-B), 4001-406.
Strayhorn, J. M. Jr., (2002). Self-Control: Theory and Research, Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 41(1), 7-16.
Swanson, J., Deutsch, C., Cantwell, D., Posner, M., Kennedy, J. L., Barr, C. L., Moyzis, R., Schuck, S., Flodman, P., Spence, M. A., & Wasdell, M.. (2001). Genes and attention-deficit hyperactivity disorder. Clinical Neuroscience Research, 1(3), 207-216.
Sykes, D. H., Douglas, V. I., & Morgenstern (1972). The effect of methylphenidate (Ritalin) on sustained attention in hyperactivity children. Psychopharmacology, 25, 262-274.
Szobot, C. M., & Stone, I. R. (2003). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: bases neurológicas. Em L. A. Rohde, P. Mattos, e cols. (Orgs.) Princípios e práticas em Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, (v. 3, pp. 53-62).
Thapar, A., Holmes, J., Poulton, K., & Harreington, R. (1999). Genetic basis of attention deficit and hyperactivity. The British Journal of Psychiatry, 174, 105-111.
Todd, R. D. (2000). Genetics of Attention Deficit Hyperactivity Disorder: are we ready for molecular genetic studies? American Journal of Medical Genetics (Neuropsychiatric genetics), 36, (3), 241-243.
Vaidya, C. J., Austin, G., Kirkorian, G., Ridlehuber, H. W., Desmond, J. E., Glover, G. H., & Gabrieli J. D. E. (1998). Selective effects of methylphenidate in attention deficit hyperactivity disorder: A functional magnetic resonance study, Proc Natl Acad Sci U S A, 95(24), 14494”“14499.
Van der Meere, J., Boudewijn, G., & Stemerdink, N. (1996). Changing a response set in normal development and in ADHD children with and without. Journal of Abnormal Child Psychology, 24(6), 1573-2835.
Wilens, T. A. M., Pelham, W. B., Stein, M. C., Conners, C. K. D., Abikoff, H. E., Atkins, M. F., August, G. G., Greenhill, L. H., McBurnett, K. I., Palumbo, D. J., Swanson, J. K., & Wolraich, M. L. (2003). ADHD treatment with once-daily OROS methylphenidate Interim 12-month results from a long-term open-label study, Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 42, 424”“433.
Wilson, H. K., Cox, D. J., Merkel, R. L., Moore, M., & Coghill, D. (2006). Effect of extended release stimulant-based medications on neuropsychological functioning among adolescents with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Archives of Clinical Neuropsychology, 21(8), 797-807.
Zametkin, A. M. D., & Rapoport, J. M. D. (1987). Neurobiology of Attention Deficit Disorder With Hyperactivity: Where Have We Come in 50 Years? Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 26(5), 676-686.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Santos, L. de F., & Abreu Vasconcelos, L. (2011). Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças:: Uma Revisão Interdisciplinar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(4), 717–724. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17497

Edição

Seção

Revisão da Literatura