Merchandising Social como uma Estratégia de Intervenção em Metacontingências: Análise de uma Obra de Ficção Televisiva sobre o Controle do Tráfico de Pessoas no Brasil

Autores

  • Olívia Costa do Vale
  • Laércia Abreu Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35515

Palavras-chave:

Metacontingência, Merchandising social, Tráfico de pessoas, Práticas culturais, Telenovela

Resumo

Estudos de fenômenos culturais, a partir da Análise do Comportamento, contribuem para o planejamento cultural ao utilizar estratégias como o merchandising social. O objetivo desta pesquisa foi analisar metacontingências, a partir de um tema social com forte impacto - tráfico de pessoas - em uma novela brasileira de grande audiência: Salve Jorge. As cenas relativas ao tema foram descritas em termos de contingências, classificadas em sete metacontingências, as quais foram apresentadas em alta frequência no transcorrer dos capítulos. O impacto da novela foi observado no aumento da frequência de notícias sobre tráfico de pessoas em seis jornais, além de denúncias registradas nos períodos anterior, simultâneo e posterior à exibição de Salve Jorge. As notícias são indicadores do efeito positivo da obra de ficção sobre o reconhecimento e definição de “tráfico de pessoas”, o que contribuei para a frequência de denúncias em órgãos competentes e a implementação das intervenções.

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Publicado

2020-03-10

Como Citar

Costa do Vale, O., & Abreu Vasconcelos, L. . (2020). Merchandising Social como uma Estratégia de Intervenção em Metacontingências: Análise de uma Obra de Ficção Televisiva sobre o Controle do Tráfico de Pessoas no Brasil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35515

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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