Desenvolvimento e Estrutura Interna de uma Escala de Competências Gerenciais

Autores

  • Hugo Pena Brandão Universidade de Brasília
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade Universidade de Brasília
  • Isa Aparecida de Freitas Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Fernanda Teles Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Competências gerenciais, Desempenho no trabalho, Escala de medida, Análise fatorial

Resumo

Este estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados “estratégia e operações”, “resultado econômico”, “clientes”, “comportamento organizacional”, “processos internos” e “sociedade”. Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator “sociedade”, que parecem necessitar de aprimoramento. 

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Publicado

2010-05-11

Como Citar

Pena Brandão, H., Borges-Andrade, J. E., de Freitas, I. A., & Teles Vieira, F. (2010). Desenvolvimento e Estrutura Interna de uma Escala de Competências Gerenciais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(1), 171. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17452

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