Tecnologia de Vídeo:

Registro de Interações Sociais e Cálculos de Fidedignidade em Estudos Observacionais

Autores

  • Maria Auxiliadora Dessen Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Tecnologia de vídeo, Fidedignidade, Estudos observacionais, Interação social

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações gerais a respeito da tecnologia de vídeo quando empregada no campo da psicologia do desenvolvimento. Tais considerações se justificam, na medida em que se observa uma tendência cada vez mais crescente de utilização dos recursos de vídeo em trabalhos de pesquisa, especialmente na área de desenvolvimento social. Assim, são focalizadas questões sobre o uso de vídeo quando as interações e relações sociais se constituem na unidade de análise. A importância do recurso de vídeo para a solução de problemas relacionados à perspectiva teórica do pesquisador, bem como a necessidade de proceder aos cálculos de fidedignidade no registro de categorias, são discutidas.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Dessen, M. A. (2013). Tecnologia de Vídeo:: Registro de Interações Sociais e Cálculos de Fidedignidade em Estudos Observacionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(3), 223–227. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17254