Contribuições das Teorias do Desenvolvimento Humano para a Concepção Contemporânea da Adolescência

Autores

  • Sylvia Regina Senna Universidade de Brasília
  • Maria Auxiliadora Dessen Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento humano, Teorias, Adolescência, Psicologia positiva

Resumo

O interesse pela adolescência tornou-se, ao longo da história da psicologia, alvo de estudiosos do desenvolvimento humano, por suas inquestionáveis repercussões no indivíduo, na família e na sociedade. Mas tratar a adolescência simplesmente como um período de mudança e transitoriedade, ou mesmo como um estado em si, não condiz com as atuais perspectivas teóricas da ciência do desenvolvimento humano. Portanto, este artigo visa contribuir para uma compreensão mais atualizada deste período do curso de vida caracterizado por intensa exploração e múltiplas oportunidades, que podem ser alcançadas por diferentes meios e em contextos diversificados. Ao adotar um paradigma sistêmico, a ênfase é deslocada para as mudanças, a plasticidade e a diversidade, e para a colaboração de cientistas, políticos e profissionais.

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Publicado

2012-04-03

Como Citar

Senna, S. R., & Dessen, M. A. (2012). Contribuições das Teorias do Desenvolvimento Humano para a Concepção Contemporânea da Adolescência. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(1), 101–108. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17558

Edição

Seção

Revisão da Literatura