Influência De Variáveis Da Personalidade Na Intenção De Realizar O Auto-Exame Da Mama

Autores

  • Maria Alice D'Amorim Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

Auto-exame da mama, Imagem corporal, Racionalidade, Emocionalidade

Resumo

Em um estudo acerca do Auto Exame da Mama (AEM), baseado na Teoria da Ação Planejada (Ajzen, 1985,1988), setenta mulheres, com idade de 20 a 60 anos, responderam a um questionário sobre o AEM e a duas escalas, uma sobre a imagem corporal e a outra medindo onível de racionalidade-emocionalidade. As mulheres cujo nível de escolaridade era mais alto e as que trabalhavam fora apresentaram uma imagem mais favorável. Nenhuma relação significativa foi encontrada entre as três medidas utilizadas. Os resultados do questionário sobre a AEM confirmaram os dados obtidos em dois estudos anteriores sobre este tema, utilizando o mesmo modelo. A influência das crenças normativas e norma subjetiva sobre a intenção comportamental estava presente nos três estudos: os seus resultados são comparados e discutidos.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Alice D’Amorim, M. (2013). Influência De Variáveis Da Personalidade Na Intenção De Realizar O Auto-Exame Da Mama. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 9(2), 315–328. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17221

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