Agressão em Crianças:

Influência de Sexo e de Variáveis Situacionais

Autores

  • Celina Maria Colino Magalhães
  • Emma Otta

Palavras-chave:

Comportamento agressivo, Crianças pré-escolares, Diferenças sexuais

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o comportamento agressivo de pré-escolares, em função de sexo e da situação em que esse tipo de comportamento foi observado: sala de aula, pátio e parque. Foram feitas 120 sessões de observação em uma creche pública, situada na zona oeste de São Paulo, que atendia a uma população de nível sócio-econômico baixo. Os sujeitos foram 20 crianças, 10 de cada sexo, com idade entre 5 e 6 anos. Cada sessão de observação focai durava 15 minutos, sendo feitas para cada criança: (a) uma sessão em sala, (b) quatro sessões no pátio da creche e (c) uma sessão fora da creche, durante visitas a um parque próximo. A freqüência de incidentes agressivos foi significativamente maior para os meninos que para as meninas. A diferença entre os sexos manifestou-se não apenas na freqüência dos incidentes, como também na qualidade destes. Agressões verbais foram raras, aparecendo apenas em incidentes com meninas. A incidência de agressão foi significativamente maior em pátio que no ambiente externo, não tendo sido encontradas diferenças sexuais na situação de pátio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altmann, J. (1974). Observational study of behavior: sampling
methods. Behavior, 49, 227-267.
Bandura, A., Ross, L. & Ross, L.A. (1963). Imitation of film-mediated
models. Journal ofA bnormal and Social Psychology, 66,
3-11.
Barrett, D.E. (1979). A naturalistic study of sex differences in
children's aggression. Merril-Palmer Quarterly, 25, 193-203.
Blurton-Jones, N. (1981). Categorias de interação criança-criança.
Em N. Blurton-Jones (Org.), Estudo etológico do comportamento
da criança (pp. 101-133). São Paulo: Pioneira.
Blurton-Jones, N.G. & Konner, M.J. (1973). Sex differences in the
behavior of Bushman and London two-to-five-year-olds. Em
R.P. Michael & J.H. Crook (Orgs.), Comparative ecology and
the behavior ofprimates (pp. 689-749). New York: Academic
Press.
Buss, A.H. (1961). The psychology of aggression. New York:
Wiley.
Castro, M.F. (1979). Um estudo sobre incidentes agressivos entre
crianças durante atividade livre em pré-escolas. Dissertação
de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Dawe, H.C. (1934). An analysis of two hundred quarrels of preschool
children. Child Development, 5, 139-156.
Dollard, J., Doob, L.W., Miller, N.E., Mowrer, O.H. & Sears, R.R.
(1976). Frustação e Agressão. Em E.I. Megargee & J.E.
Hokanson (Orgs.), A dinâmica da agressão: análise de indivíduos,
grupos e nações (pp. 27-47). São Paulo: Editora
Pedagógica Universitária.
Durrett, M.E. (1959). The relationshipofearlyinfantregulation and
later behavior in play interviews. Child Development, 30, 211 -
216.
Eibl-Eibesfeldt, I. (1970). Ethology: The biology of behavior. New
York: Holt, Rinehart and Winston.
Green, E. (1933). Group play and quarreling among preschool
children. Child Development, 4, 302-307.
Hatfield, J.S., Ferguson, L. R. & Alpert, R. (1967). Mother-child
interaction and the socialization process. Child Development,
38, 365-414.
Jersild, A.T. & Markey, F.V. (1935). Conflicts between preschool
children. Child Development Monographs, N" 21, New York:
Teachers College, Columbia University.
Lorenz, K. (1973). A agressão: uma história natural do mal. São
Paulo: Martins Fontes.
Maccoby, E.E. & Jacklin, C.N. (1980). Sex differences in aggres-
Madsen, C. (1968). Nurturance and modeling in preschoolers.
Child Development, 39, 221-236.
McCabe, A. & Lipscomb, T.J. (1988). Sex differences in children's
verbal aggression. Merrill-Palmer Quarterly, 34, 389-401.
McGrew, W.C. (1972). An ethological study of children 's behavior.
New York: Academic Press.
Mclntyre, A. (1972). Sex differences in children's aggression.
Proceedings of80th Annual Convention ofthe American Psychological
Association, 93-94.
Roff, M. & Roff, L. (1940). An analysis ofthe variance of conflict
behavior in preschool children. Child Development, 11, 43-60.
Smith, K.P. &Connolly, K. (1981). Brincadeiras e interação social
em crianças de idade pré-escolar. Em N. Blurton-Jones (Orgs.),
Estudo etológico do comportamento da criança (pp. 67-100).
São Paulo: Pioneira.
Smith, K.P. & Green, M. (1975). Aggressive behavior in English
nurseries and play groups: Sex differences and response of
adults. Child Development, 46, 211-214.
Strayer, F.F., Moss, E.S., Trudel, M. & Jacques, M. (1986). Activités
agonistiques durant les années prescolaires. Em J.L.
Camus & J. Cosnier (Orgs.), Ethology and psychology (pp.
67-76). Toulouse: Privat, J. E. C.
Walters, J., Pearce, D. & Dahms, L. (1957). Affectional and aggressive
behavior of preschool children. Child Development, 28,
15-26.
Whiting, B. & Edwards, GP. (1973). A cross-cultural study of sex
differences in the behavior of children aged three through

Downloads

Publicado

2012-09-20

Como Citar

Magalhães, C. M. C., & Otta, E. (2012). Agressão em Crianças:: Influência de Sexo e de Variáveis Situacionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17207

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)