O efeito do feedback na resolução de problemas de formação de subconjuntos

Autores

  • Olavo de Faria Galvão Universidade Federal do Pará
  • Carta Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Eliane Souza de Deus Neto* Universidade Federal do Pará
  • João Batista Leão Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Tânia Vêda Rodrigues Pereira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Escolha-segundo-o-modelo, Formação de subconjuntos, Raciocínio verbal, Crianças de primeiro grau

Resumo

RESUMO - Utilizou-se o método da dupla estimulação para verificar se o desempenho de crianças apresenta as características descritas por Vigotsky (1986). Utilizou-se um conjunto de blocos lógicos divididos em quatro subconjuntos correspondentes a quatro "nomes". As tentativas envolviam a apresentação de um bloco-modelo e o sujeito era instruído para escolher 11 dentre os 47 restantes, que achasse que tinham o mesmo nome. Foram utilizados pontos por acerto como feedback e nálise individual dos dados. Em três dos quatro sujeitos, após várias tentativas com acertos ao acaso, o número de acertos subia abruptamente. Antes da resolução ocorriam ocasionalmente: a) predominância de um valor de uma das quatro propriedades; e b) aumento gradual do número de propriedades dos blocos escolhidos idênticos ao modelo. A característica da curva de acertos, em degrau, tem sido considerada como típica da aprendizagem humana, em que a solução da tarefa exige controle do comportamento do sujeito por sua própria verbalização. Palavras-chave: escolha-segundo-o-modelo, formação de subconjuntos, raciocínio verbal, crianças de primeiro grau.

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Referências

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Publicado

2012-08-15

Como Citar

Galvão, O. de F., Paiva Paracampo, C. C., Souza de Deus Neto*, E., Leão Figueiredo, J. B., Ramos Pontes, F. A., & Vêda Rodrigues Pereira, T. (2012). O efeito do feedback na resolução de problemas de formação de subconjuntos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(1), 37–54. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17083

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