Imigração e integração local

o caso do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento para imigrantes no Distrito Federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.2648111

Palabras clave:

Enseñanza del portugués, Inmigrantes, Integración local

Resumen

El artículo se inserta en la investigación sobre las condiciones de vida de los inmigrantes en Brasil, y trata del aspecto de la enseñanza de la lengua portuguesa como factor de integración local de inmigrantes a partir de experiencias realizadas en el Distrito Federal. El objetivo de este artículo es comprender como está dándose la integración local de los inmigrantes en Brasil, por medio del aprendizaje de la lengua portuguesa.

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Biografía del autor/a

Hannah Zuquim Aidar Prado, Universidade de Brasília

Bacharel em Serviço Social pela PUC-SP (2011). O TCC se intitula A condição da mulher presa nas penitenciárias do Estado de São Paulo: a procura do Assistente Social. Foi estagiária e mais tarde pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS - PUC-SP) em projetos de pesquisa sobre o tema do Sistema Prisional Feminino. Atuou como assistente social no Serviço Franciscano de Apoio a Pessoa em Conflito com a Lei e Familiares. De março de 2014 até março de 2016 realizou mestrado em Política Social na Universidade de Brasília com o tema das mulheres trabalhadoras do comércio de drogas. Em 2017 foi pesquisadora o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em pesquisa sobre as condições de vida de imigrantes e refugiados no Brasil. Foi durante dois anos professora substituta de Serviço Social na Universidade Federal do Goiás (Regional Goiás) e realiza pesquisas com o tema dos direitos humanos, gênero, segurança pública, juventude e políticas sociais. Atualmente é doutorando em Política Social na UnB, com o tema da infância criminalizada pelo comércio de drogas. 

Publicado

2019-04-21

Cómo citar

Prado, H. Z. A. (2019). Imigração e integração local: o caso do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento para imigrantes no Distrito Federal. Revista Do CEAM, 4(1), 96–108. https://doi.org/10.5281/zenodo.2648111