As cotas educacionais como processo decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10465939

Palavras-chave:

Acesso à educação, Cotas educacionais, Debate bioético, Decolonialidade, Educação universal

Resumo

As questões sociais vêm sendo pauta de debates bioéticos nas ultimas décadas, entre estes assuntos está o racismo, segregação que ocorre em terras Tupiniquins e em muitos países mundo afora desde épocas coloniais, designando  um problema intrínseco e persistente, embora combatido através de ações reativas para diminuir as injustiças criadas desde Brasil-colônia, exemplifica-se neste sentido as cotas educacionais. Nesse sentido o debate sobre as cotas educacionais de ensino se faz importante, uma vez que representa o processo de decolonialidade, responsável pelo combate a exclusão de etnias outrora marginalizadas e sem oportunidades cabíveis dentro do que espera os direitos humanos para a educação. O método escolhido para designação deste estudo se trata do descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e reflexivo a partir das cotas educacionais, sua relação de oportunidade e relevância, como pela visão bioética e decolonial que o tema produz. Além do mais, é importante trazer neste tema o histórico da luta da etnia negra através dos anos para o alcance do direito à educação., sobretudo através do olhar para o futuro das cotas educacionais. Este debate decolonial é de suma importância em diversas áreas da sociedade, não sendo diferentes no tocante as cotas educacionais,  como um dos instrumentos na constante batalha pela igualdade de oportunidades no cenário educacional superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Janderson Hiago Guimaraes dos Santos Rodrigues, Universidade de Brasília

Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília (UNB) ,graduado Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), participação em grandes eventos como a SBPC, com trabalhos apresentados e registrados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atuação anterior como professor ministrador de curso técnico em Biofísica e Física Aplicada pela empresa Soserve Cursos. Ex Professor mediador e recreativo pelo Programa Mais educação do Governo Federal. Atuação como professor Substituto Vinculado ao Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), atualmente docente do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) na Cidade de Barreiras- Bahia.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Guimaraes dos Santos Rodrigues, J. H. (2023). As cotas educacionais como processo decolonial. Revista Do CEAM, 9, 151–164. https://doi.org/10.5281/zenodo.10465939

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