Um olhar sobre o cenário gastronômico de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v7i13.25513Palavras-chave:
PortuguêsResumo
O presente artigo tem como objetivo delinear o cenário gastronômico da cidade de Brasília a partir da narrativa de um dos pioneiros do mercado da gastronomia local, Francisco Ansiliero. Este é proprietário da rede Dom Francisco, cujo empreendimento no ramo alimentar é referência e faz parte do roteiro gastronômico local e nacional. Por meio de seu relato e apoiado em outras literaturas foi possível chegar a algumas considerações sobre a atual cena da gastronomia brasiliense, que por sua multiplicidade de influências, possui um “sabor todo especial”.
Downloads
Referências
BARRETO, M. (1997) Manual de iniciação ao estudo do turismo. 3. ed. Campinas - SP Papirus.
ELIAS, N. (1994) A sociedade dos indivíduos . Rio de Janeiro - RJ : Ed: Jorge Zahar.
ELIAS , N. (1994) O processo civilizador. Rio de Janeiro - RJ : Ed: Jorge Zahar.
GEERTZ, C. (1989) A interpretação das culturas. Rio de Janeiro - RJ : Ed. LTC S.A.
GIDDENS, A. (1990) Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro - RJ Ed: Jorge Zahar.
HALL, S. (2003) A identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro - RJ : DP&A.
LE GOFF, J. (1990) História e memória. Campinas - SP Editora da Unicamp.
MIRADOR (1980) Enciclopédia. São Paulo - SP: Ed. Enciclopédia Britânica do Brasil Publicações Ltda.
MONTECINOS, A. (2012) A importância do planejamento gastronômico para o turismo. Turismo em Pauta / Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ”“ N. 10 ”“ Rio de Janeiro - RJ: CNC.
OLIVEIRA, B. R. (2013) A gastronomia como produto turístico: uma análise do potencial gastronômico da cidade de Natal/RN . p. 137. Monografia (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN.
RIBEIRO, C. G. C. (2004) Aspectos Culturais Contidos na Gastronomia Brasiliense como Atrativo Turístico. Trabalho de conclusão de Curso - IESB. Brasília - DF.
SAVARIN, B. (1995) A fisiologia do gosto São Paulo - SP : Companhia das Letras.
SARLO, B. (2007) Tempo passado Cultura da memória e guinada subjetiva, São Paulo : Cia das Letras; Belo Horizonte - MG : UFMG.
SENAC, (2008) DN A história da gastronomia / Maria Leonor de Macedo Soares Leal. Rio de Janeiro - RJ : Senac Nacional.
SCHLUTER, R. G. (2003) Gastronomia e turismo. São Paulo - SP: Aleph.
ZANETI, T. B. (2012) Das panelas das nossas avós aos restaurantes de alta gastronomia: os processos sociais de valorização de produtos agroalimentares tradicionais. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.