O ENSINO MÉDIO E A FILOSOFIA:

ENTRE A REFLEXÃO E A TRADIÇÃO

Autores

  • Geraldo Adriano Emery Pereira Fundação Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4440

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Tradição, Reflexão, Ensino Médio

Resumo

O texto apresenta um série de provocações diante da situação de obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio da educação brasileira. A grande questão levantada é sobre a própria identidade da filosofia e do filosofar no ensino médio. A tensão entre a reflexão viva da filosofia e a tradição fica expressa na conturbada construção do lugar da filosofia no ensino médio brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Adriano Emery Pereira, Fundação Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa-MG-Brasil. Mestre em Filosofia social e política pela UFMG.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando-Introdução à filosofia. 3ºed. São Paulo: Moderna,2003.

ARENDT, Hannah et al. Quatro textos excêntricos. Trad. Olga Pombo. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

____. A vida do espírito. Trad. Antônio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará,2002.

____. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottimann. São Paulo: Companhia das Letras,2008.

____. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo:Perspectiva,2003.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina (coord.); BARRETO, Elba Siqueira de. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Que é isto ”“a filosofia? Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006.

KOHAN, Walter. (org.) Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PAPADOPOULOS, George S. Aprender para o Século XXI. In: DELORS, Jacques (org.). A educação para o século XXI-questões e perspectivas. Trad. Fátima Murad. Porto alegre: Artmed, 2005.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Pereira, G. A. E. (2011). O ENSINO MÉDIO E A FILOSOFIA:: ENTRE A REFLEXÃO E A TRADIÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 61–70. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4440

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)