O ENSINO MÉDIO E A FILOSOFIA:

ENTRE A REFLEXÃO E A TRADIÇÃO

Autores/as

  • Geraldo Adriano Emery Pereira Fundação Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4440

Palabras clave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Tradição, Reflexão, Ensino Médio

Resumen

O texto apresenta um série de provocações diante da situação de obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio da educação brasileira. A grande questão levantada é sobre a própria identidade da filosofia e do filosofar no ensino médio. A tensão entre a reflexão viva da filosofia e a tradição fica expressa na conturbada construção do lugar da filosofia no ensino médio brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Adriano Emery Pereira, Fundação Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa-MG-Brasil. Mestre em Filosofia social e política pela UFMG.

Citas

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando-Introdução à filosofia. 3ºed. São Paulo: Moderna,2003.

ARENDT, Hannah et al. Quatro textos excêntricos. Trad. Olga Pombo. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

____. A vida do espírito. Trad. Antônio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará,2002.

____. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottimann. São Paulo: Companhia das Letras,2008.

____. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo:Perspectiva,2003.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina (coord.); BARRETO, Elba Siqueira de. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Que é isto ”“a filosofia? Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006.

KOHAN, Walter. (org.) Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PAPADOPOULOS, George S. Aprender para o Século XXI. In: DELORS, Jacques (org.). A educação para o século XXI-questões e perspectivas. Trad. Fátima Murad. Porto alegre: Artmed, 2005.

Publicado

2011-10-11

Cómo citar

Pereira, G. A. E. (2011). O ENSINO MÉDIO E A FILOSOFIA:: ENTRE A REFLEXÃO E A TRADIÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 61–70. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4440

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a