FOUCAULT E A EDUCAÇÃO:

LIBERTAÇÃO OU CONTROLE?

Autores

  • Letticiae Pontes Bittencourt Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4132

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Biopoder, Disciplina, Escola, Normalização, Pedagogia

Resumo

Neste trabalho, é proposta a discussão das possibilidades da educação como agente normalizador ou libertador dentro do sistema biopolítico de manutenção do capitalismo, sob o domínio do qual vivemos desde os últimos séculos. Há que se considerar ainda o surgimento da pedagogia nesse contexto histórico-social e a sua utilização como um poder-saber que age também em função da normalização.

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Como Citar

Bittencourt, L. P. (2011). FOUCAULT E A EDUCAÇÃO:: LIBERTAÇÃO OU CONTROLE?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (6/7), 25–35. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4132

Edição

Seção

Artigos