FOUCAULT E A EDUCAÇÃO:
LIBERTAÇÃO OU CONTROLE?
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4132Palabras clave:
Ciências Sociais, Filosofia, Biopoder, Disciplina, Escola, Normalização, PedagogiaResumen
Neste trabalho, é proposta a discussão das possibilidades da educação como agente normalizador ou libertador dentro do sistema biopolítico de manutenção do capitalismo, sob o domínio do qual vivemos desde os últimos séculos. Há que se considerar ainda o surgimento da pedagogia nesse contexto histórico-social e a sua utilização como um poder-saber que age também em função da normalização.
Descargas
Citas
BENTHAM, Jeremy. O panóptico. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
DREYFUS, Hubert e RABINOW, Paul. Michel Foucault: beyond structuralism and hermeneutics. 2 ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1983.
EWALD, François. Michel Foucault e la norme. In: GIARD, Luce (Org.). Michel Foucault ”“ lire l’oeuvre. Grenoble: Editions Jérôme Millon, 1992, p. 201-221.
FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: Educ, 2003.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 8 ed. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.
______. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002b.
______. Vigiar e punir. 26 ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 2002c.
______. A verdade e as formas jurídicas. 3 ed. Tradução de Roberto Machado e Eduardo Morais. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003a.
______. O olho do poder. In: MACHADO, Roberto (Org.). Microfísica do poder. 18 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003b, p. 209-227.
______. A arqueologia do saber. 7 ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005a.
______. História da sexualidade ”“ a vontade de saber. v.1. 16 ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2005b.
GALLO, Sílvio. Repensar a educação: Foucault. In: EDUCAÇÃO E REALIDADE. Porto Alegre, v. 29, n. 1, jan./jun. 2004, p. 79-97.
MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, simplesmente. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
PONGRATZ, Ludwig A. Voluntary self-control: educational reform as a governmental strategy. In: Educational philosophy and theory, v. 4, n. 38, 2006, p. 471-482.http://www.blackwell-synergy.com/loi/EPAT?cookieSet=1
RAJCHMAN, John. Foucault: a liberdade da Filosofia. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.