COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO:

O CURRÍCULO DE FILOSOFIA BRASILEIRO ENTRE DISCURSOS COLONIAIS

Autores

  • Wanderson Flor do Nascimento Universidade de Brasília
  • Denise Botelho

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4398

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação, Colonialidade, Diálogo, Currículo

Resumo

O presente texto busca discutir o silenciamento de produções nacionais, latino-americanas e africanas nos currículos de filosofia brasileiros como um sintoma de uma internalização dos discursos coloniais que constituíram a maneira moderna de lidarmos com a filosofia, com a educação, com o ensino de filosofia. Algumas das principais categorias dos estudos sobre a colonialidade serão utilizadas como roteiro para essa discussão. 

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Biografia do Autor

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Denise Botelho

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

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Como Citar

Flor do Nascimento, W., & Botelho, D. (2011). COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO:: O CURRÍCULO DE FILOSOFIA BRASILEIRO ENTRE DISCURSOS COLONIAIS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (14), 66–89. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i14.4398

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