QUANDO SANKOFA INTERROGA CLIO: INTERLOCUÇÕES ENTRE OS ENSINOS DE HISTÓRIA E DE FILOSOFIA AFRICANA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41442Palavras-chave:
Ensino, Filosofia Africana, Teoria da HistóriaResumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar algumas possibilidades de interação entre o ensino de história na educação básica e o ensino de filosofia no ensino médio, partindo da demanda do trabalho com as filosofias africanas. O artigo se debruça nos debates existentes sobre a Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africanas e Afro-Brasileiras nos diferentes níveis de educação. No que se refere à Filosofia a seguinte abordagem se constitui em uma desapropriação do Ocidente enquanto titular exclusivo do conhecimento e do pensamento sofisticado. A intenção é a defesa da existência da Filosofia Africana e do reconhecimento da dimensão legítima do pensamento de pessoas negras, negada pelo racismo epistêmico. O percurso se concentra na busca de um currículo descolonizado e na construção de uma educação antirracista.
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