A Sociopoética,ou:
quando grupos-pesquisadores se tornam filósofos coletivos
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i12.4360Mots-clés :
Sociopoética, Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de FilosofiaRésumé
A sociopoética como prática de pesquisa transforma os objetos de investigação em grupos-pesquisadores que apresentam as principais características de um filósofo coletivo: conforme Deleuze e Guattari, eles elaboram problemas, eles criam confetos (misturas de conceitos e afetos) como rizomas e ritornelos, e eles geram personagens conceituais. O autor o mostra a partir de pesquisas realizadas em escola comunitária e aldeia indígena.
Téléchargements
Références
BARBIER, René. “A escuta sensível em educação”. Cadernos ANPEd. N. 5. Belo Horizonte: ANPEd, 1993.
BATISTA, Ma. Geovanda. Nos rizomas da alegria vamos todos Hãmiya : as múltiplas relações entre o brincar, o corpo e o território implicados no imaginário sociocultural Pataxó. Dissertação de Mestrado. UQAC/UNEB, Chicoutimi/Salvador, 2003.
BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Minuit, 1969.
_____. Le temps non chronologique.CD ”“ Le bruit du temps. In. Rev. Chimères. N.40. Paris, Out/2002.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Qu ´est-ce que la philosophie ? Paris: Minuit, 1991.
_____. O que é filosofia?Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
ENTRELUGARES. Revista eletrônica www.entrelugares.ufc.br ”“ site disponível.
GAUTHIER, Jacques. “O que é pesquisar - entre Deleuze-Guattari e o candomblé, pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência”.Rev. Educação e Sociedade. V. 20, N. 69 Campinas: CEDES/Dez.99.
_____. “Maquinando o saber escolar/comunitário ”“ pesquisa sociopoética de autoria coletiva”. Panorama Acadêmico 4/5. Revista do Campus de Jacobina da UNEB, Universidade do Estado da Bahia. Jun/2000.
GAUTHIER, Jacques e GAUTHIER Leliana. «Le rapport au savoir comparé d ´élèves, de parents et d ´enseignants d ´écoles de périphérie à Salvador de Bahia (Brésil) ”“ étude sociopoétique». In. CHARLOT, Bernard. Les jeunes et le savoir. Perspectives internationales.Paris: Anthropos/Economica, 2001.