Por que o trabalho e não antes a arte?

Auteurs-es

  • Roberto Rondon

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3927

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BASTOS, Maria Helena Câmara. "A formação de professores para o ensino mútuo no Brasil: O curso normal para professores de primeiras letras do Barão de Gerando (1839). In: BASTOS, Maria Helena Câmara e FARIA FILHO, Luciano Mendes (orgs.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

GRAZIA, Sebastian. Tiempo, trabajo y ócio. Trad. Consuelo Vazquez de Parga. Madrid: Tecnos, 1966.

LINS, Ana Maria Moura. "O método Lancaster: educação elementar ou adestramento." In: BASTOS, Maria Helena Câmara e FARIA FILHO, Luciano Mendes (orgs.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

LAFARGUE. Paul. Direito à preguiça. www.culturabrasil.pro.br/diretoapreguica.htmMARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Trad. Álvaro Cabral. Zahar: Rio de Janeiro, 1968.

_________________. "El arte em la sociedad unidimensional". In: La sociedad opresora. Trad. Ãtalo Manzi. Caracas: Tiempo Nuevo, 1970.

MARGLIN, Stephen. "Origem e funções do parcelamento das tarefas -para que servem os patrões." In; GORZ, André. Crítica da divisão do trabalho. Trad. Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

Propostas de política públicas para a educação profissional e tecnológica www.mec.gov.br/semtec, 2003.

POLLARD, Sidney. La gênesis de la direccion de empresa moderna: estúdio sobre la revolucion industrial em Gran Bretaña. Madrid: Ministerio do Trabajo y Seguridad Social, 1987.

SALLES, Iraci Galvão. Trabalho, progresso e a sociedade civilizada. São Paulo: Hucitec, 1986.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa: a maldição de Adão. Trad. Renato Busato Netto e Cláudia Rocha de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das arcadasao bacharelismo. São Paulo: Perspectiva, 1982.

Téléchargements

Comment citer

Rondon, R. (2011). Por que o trabalho e não antes a arte?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3927

Numéro

Rubrique

Mesas