OUTRAS VOZES NO ENSINO DE FILOSOFIA:

O PENSAMENTO AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO

Autores

  • Wanderson Flor do Nascimento Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4524

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Educação, Filosofia Africana, Pensamento Africano e Afro-Brasileiro, Currículo, Formação Docente

Resumo

Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. 

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Biografia do Autor

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Flor do Nascimento, W. (2012). OUTRAS VOZES NO ENSINO DE FILOSOFIA:: O PENSAMENTO AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 74–89. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4524

Edição

Seção

Dossier: Pensamento africano, afro-brasileiro e educação

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