A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA APRENDIZAGEMENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: EXPERIÊNCIA, ALTERIDADE, DIFERENÇA(S) E DIALOGICIDADE COMO CONSTITUTIVOS DESSE PROCESSO

Autores/as

  • Carmen Sanches Sampaio
  • Tiago Ribeiro
  • Igor Helal

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4453

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Alfabetização, Criança (s), Participação, Alteridade

Resumen

Este artigo alinhava reflexões acerca da prática realizada com uma turma de alfabetização de uma escola pública carioca, para, a partir dela, pensar horizontes possíveis a uma prática pedagógica em que as crianças sejam compreendidas produtoras de conhecimentos, sujeitos partícipes do processo pedagógico. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Probl emas da poética de D ostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

DELGADO, Ana Cristina Coll. Infâncias e Crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas? Centro de Documentação e informações sobre a criança. Seção: Textos de Trabalho, Portugal, v. 1, p. 1-9, 2004. http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/textos/infancias_e_criancas.pdf

ESTEBAN, M. T. A val iação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

_________.Pedagogia de projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. In: SILVA, J. F. da & HOFFMAN, J. & ESTEBAN, M. T. (orgs). Práticas aval iativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currícul o. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos verbos Ler e Escrever. São Paulo: Cortez, 2002.

FOERSTER, H. V. Visão e conhecimento: disfunções de segundaordem. In:SCHNITMAN, D. F. (org). N ovos Paradigmas, Cul tura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia-saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLO, S. Acontecimento e Resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, A. M. F.; MARIGUELA, M. (orgs.). Cotidiano escolar ”“emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007.

GERALDI, J. W. A aul a como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.

LARROSA, Jorge. Palabras para una educación outra. In: SKLIAR, C. & LARROSA, J. (comp.) Experiencia y al teridad em educación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2009.

________ .Pedagogia Profana”“Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LISPECTOR, C. A prendendo a viver-imagens. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

KRAMER, S. A infância e sua singularidade In: BRASIL. MEC. Orientaçõespara os nove anos no ensino fundamental e incl usão das crianças de 6 anos. Brasília, 2006.

SAMPAIO, C. S. A l fabetização e formação de professores-Aprendi a ler (...) quando misturei todas aquelas letras ali.Rio de Janeiro: WAK, 2008.

SARMENTO, M. J. & PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, M. J. & PINTO, M. (coord.) A s crianças”“Contextos e Identidades. Portugal, Porto. Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 12ª ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Unicamp, 2008.

Cómo citar

Sampaio, C. S., Ribeiro, T., & Helal, I. (2012). A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA APRENDIZAGEMENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: EXPERIÊNCIA, ALTERIDADE, DIFERENÇA(S) E DIALOGICIDADE COMO CONSTITUTIVOS DESSE PROCESSO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (17), 106–121. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4453

Número

Sección

Relatos de Experiência