A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA APRENDIZAGEMENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: EXPERIÊNCIA, ALTERIDADE, DIFERENÇA(S) E DIALOGICIDADE COMO CONSTITUTIVOS DESSE PROCESSO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4453Keywords:
Filosofia da Educação, Alfabetização, Criança (s), Participação, AlteridadeAbstract
Este artigo alinhava reflexões acerca da prática realizada com uma turma de alfabetização de uma escola pública carioca, para, a partir dela, pensar horizontes possíveis a uma prática pedagógica em que as crianças sejam compreendidas produtoras de conhecimentos, sujeitos partícipes do processo pedagógico.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Probl emas da poética de D ostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
DELGADO, Ana Cristina Coll. Infâncias e Crianças: O que nós adultos sabemos sobre elas? Centro de Documentação e informações sobre a criança. Seção: Textos de Trabalho, Portugal, v. 1, p. 1-9, 2004. http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/textos/infancias_e_criancas.pdf
ESTEBAN, M. T. A val iação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
_________.Pedagogia de projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. In: SILVA, J. F. da & HOFFMAN, J. & ESTEBAN, M. T. (orgs). Práticas aval iativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currícul o. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos verbos Ler e Escrever. São Paulo: Cortez, 2002.
FOERSTER, H. V. Visão e conhecimento: disfunções de segundaordem. In:SCHNITMAN, D. F. (org). N ovos Paradigmas, Cul tura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia-saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, S. Acontecimento e Resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, A. M. F.; MARIGUELA, M. (orgs.). Cotidiano escolar ”“emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007.
GERALDI, J. W. A aul a como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.
LARROSA, Jorge. Palabras para una educación outra. In: SKLIAR, C. & LARROSA, J. (comp.) Experiencia y al teridad em educación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2009.
________ .Pedagogia Profana”“Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LISPECTOR, C. A prendendo a viver-imagens. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
KRAMER, S. A infância e sua singularidade In: BRASIL. MEC. Orientaçõespara os nove anos no ensino fundamental e incl usão das crianças de 6 anos. Brasília, 2006.
SAMPAIO, C. S. A l fabetização e formação de professores-Aprendi a ler (...) quando misturei todas aquelas letras ali.Rio de Janeiro: WAK, 2008.
SARMENTO, M. J. & PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, M. J. & PINTO, M. (coord.) A s crianças”“Contextos e Identidades. Portugal, Porto. Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. 12ª ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Unicamp, 2008.