A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT E A CRÍTICA ÀS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PRAGMATISMO

Autores/as

  • Flávio Rovani de Andrade Centro Universitário Assunção ”“ UNIFAI

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4192

Palabras clave:

Ciências Sociais, FIlosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Liberdade, Tradição, Autoridade, Hannah Arendt, Pragmatismo

Resumen

Este artigo procura expor a crítica da filósofa Hannah Arendt (1906-1975) às concepções educacionais do Pragmatismo, em especial ao pragmatismo de John Dewey (1859-1952). Primeiramente, é exposta brevemente a teoria educacional de Hannah Arendt com base no texto A crise na educação, seu único texto eminentemente educacional. Por se articular com o todo de sua obra, faz-se também incursões na vasta obra da autora, a fim de ampliar a compreensão do sentido da educação no conjunto da filosofia e da teoria política arendtiana. Posteriormente, é tratada a crítica objeto deste artigo, propriamente dita, com base numa análise do texto Democracia e Educação, de Dewey, à luz da teoria arendtiana

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Biografía del autor/a

Flávio Rovani de Andrade, Centro Universitário Assunção ”“ UNIFAI

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Mestre em Educação, eixo temático Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor do curso de Filosofia do UNIFAI

Citas

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

__________. A Condição Humana. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

__________. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1979.

KINOUCHI, Renato Rodrigues. “Notas introdutórias ao pragmatismo clássico”. In: Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 215-226, 2007.

Cómo citar

Andrade, F. R. de. (2011). A CRISE NA EDUCAÇÃO DE HANNAH ARENDT E A CRÍTICA ÀS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PRAGMATISMO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 32–45. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4192

Número

Sección

Artigos