FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E LITERATURA:

SOBRE O CARÁTER FORMATIVO-EDUCATIVO DO AMOR AO BELO ENTRE A ASCENSÃO DE O BANQUETE E A QUEDA DE A MORTE EM VENEZA

Autores

  • Flávio Rovani de Andrade Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4439

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Amor, Belo, Ascensão, Queda, Abismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo expor a perspectiva do amor ao belo no diálogo de Sócrates, em O Banquete de Platão, confrontando-o com A Morte em Veneza, de Thomas Mann, e tomando a decadência da personagem Gustav Von Aschenbach como contraponto ao ideal ascendente presente no diálogo socrático. Passa-se da análise/descrição da obra platônica à obra manniana, mostrando a irônica ligação entre ambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Rovani de Andrade, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI); Mestre em Educação, eixo temático Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da USP; Doutorando em Filosofia e História da Educação pela Faculdade da Educação da UNICAMP. Professor de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

MANN, Thomas. Tonio Kroeger e A Morte em Veneza. Trad. Maria Deling. São Paulo: Abril Cultural, 1971. (Coleção Os Imortais da Literatura Universal).

PLATÃO. O Banquete. Trad. José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril, 1972. (Coleção Os Pensadores).

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Andrade, F. R. de. (2011). FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E LITERATURA:: SOBRE O CARÁTER FORMATIVO-EDUCATIVO DO AMOR AO BELO ENTRE A ASCENSÃO DE O BANQUETE E A QUEDA DE A MORTE EM VENEZA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (16), 48–60. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4439

Edição

Seção

Artigos