Adorno:

Educação e Emancipação

Autores/as

  • Nildo Viana

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4062

Palabras clave:

Educação, Filosofia da Educação

Resumen

Para Adorno, a educação deve, simultaneamente, evitar a barbárie e buscar a emancipação humana. Ele questiona a educação autoritária e pensa uma educação emancipatória, mas, ao não apresentar um projeto de transformação social global, deixa de lado uma compreensão da totalidade da sociedade repressiva e realiza um isolamento do processo educacional, atribuindo a ele um papel transformador que dificilmente pode realizar isoladamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Adorno , T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

Decouflé , A. Sociologia das Revoluções. São Paulo, Difel, 1976.

Freud , S. Esboço de Psicanálise. In: Col. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978.

_____, S. O Futuro de Uma Ilusão. In: Col. Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978.

Korsch , K. Marxismoe Filosofia. Porto, Afrontamento, 1977.

Kosik , K. Dialética do Concreto. 4a edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

Lukács , G. História e Consciência de Classe. 2a edição, Rio de Janeiro: Elfos, 1989.

Maar , W. L. À Guisa de Introdução: Adorno e a Experiência Formativa. In: Adorno, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

Marx , Karl & Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). 3a edição, São Paulo, Martins Fontes, 2002.

Marx , K. Contribuição à Crítica da Economia Política. 2a edição, São Paulo, Martins Fontes, 1983.

Viana , N. A Filosofia e Sua Sombra. Goiânia, Edições Germinal, 2000.

_____, N. “Cândido, de Voltaire: A Auto-Imagem do Iluminismo”. Fragmentos de Cultura/UCG. Goiânia/Go., Vol. 9, no 1, jan./fev. de 1999.

_____, N. Inconsciente Coletivo e Materialismo Histórico. Goiânia, Edições Germinal, 2002b.

_____, N. “Universidade e Especialização: O Ovo da Serpente”. Revista Espaço Acadêmico. Maringá/PR, ano 2, no 18, março de 2002c

_____, N. “Universo Psíquico e Reprodução do Capital”. In: Quinet, Antonio e outros. Psicanálise, Capitalismo e Cotidiano. Goiânia, Edições Germinal, 2002a

Cómo citar

Viana, N. (2011). Adorno:: Educação e Emancipação. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4062

Número

Sección

Artigos